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Geralmente inserir a atividade física na rotina é um dos maiores pilares para uma vida mais saudável. Com toda a certeza isso você já deve ter visto ou até mesmo ouvido em algum lugar. É importante que você saiba que segundo a Federação Mundial de Cardiologia, as pessoas que não praticam atividades físicas sim têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, até mesmo ter pressão alta e também de desenvolver diabetes principalmente quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente, saiba ainda que independente do fato de estar ou não acima do peso. Para proteger sua saúde sem expor seu corpo a lesões, portanto saiba que você deve seguir alguns parâmetros de cuidados básicos na hora de fazer seus exercícios físicos.

 

 

CUIDADOS BÁSICOS

 

  1. Consulte seu médico: Saiba que consultar um médico principalmente antes de iniciar uma atividade física é sempre um cuidado obrigatório para qualquer pessoa independente de quem for. Claro que principalmente se houver fatores de risco associados, tais como a hipertensão ou até mesmo o diabetes. Saiba que a atividade física deve sim ser preferencialmente supervisionada por um educador físico, esse que é o profissional apto a definir intensidade, a duração e até mesmo o tipo de exercício físico, dessa forma tornando-o mais eficiente e também ainda mais seguro. Mas saiba que nos casos em que não for viável o acompanhamento desse profissional, é importante que você saiba que a atividade física não deve ser evitada, mas sim deve ser realizada de acordo com a recomendação médica.

 

  1. Não se esqueça de fazer o aquecimento: entenda que exercícios preparatórios são muito importantes principalmente para a comunicação do seu sistema muscular também com o seu sistema nervoso e, saiba que por isso, o seu rendimento fisiológico de pessoa melhora muito. Entenda ainda que o aquecimento eleva ainda a temperatura corporal e também aumenta a sua frequência cardíaca, saiba que dessa forma, mais sangue é bombeado, dessa maneira levando nutrientes e também oxigênio para os seus músculos. Além disso, é importante que você saiba que durante o seu aquecimento é que ocorre um aumento da frequência respiratória, o que também é muito importante para o bom rendimento.

 

  1. Escolha o melhor lugar: saiba que quando você opta por exemplo por caminhadas ao ar livre, deve entender que o ideal é sempre procurar por terrenos que sejam livres de obstáculos e também de buracos, além de serem planos. Entenda que esse cuidado tornará a sua caminhada ainda mais leve, e é ideal principalmente para quem está começando a praticar um exercício físico. Saiba que com a progressão na caminhada é sim bem possível mudar o estímulo, dessa forma alternando entre terrenos planos e também em pequenas subidas.
  2. Intensidade gradual: saiba que para definir a intensidade do seu treino deve ser analisado o condicionamento físico individual, por isso, saiba que o ideal é sempre procurar um médico e também um educador físico bem antes de começar a se exercitar. Saiba também que de uma maneira geral, deve sempre começar com um ritmo bem confortável e logo depois deve evoluir ainda mais de acordo com o ganho de condicionamento físico.

 

  1. Tempo e frequência: aqui é importante que você entenda que as primeiras semanas de exercício físico são sempre um período de adaptação do seu corpo à atividade física, por isso, a recomendação é sempre iniciar com 20 minutos, em torno de três vezes por semana. Já na segunda semana, saiba que você pode se exercitar por 20 minutos em torno de quatro vezes por semana e logo na terceira semana deve aumentar o seu treino de cada sessão em torno de 10 minutos. Com relação a quarta semana saiba que deve cumprir em torno de trinta minutos e em média cinco dias na semana. Entenda ainda que nesse momento você estará cumprindo os 150 minutos de atividade moderada que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde! Atenção: saiba que até mesmo os exercícios aeróbicos esses precisam de um tempo de descanso entre eles. Para isso espere pelo menos 24 horas e caso sinta dores, deve esperar até que elas passem ou até mesmo faça uma caminhada leve nesse dia. Saiba que caso a dor persista, saiba que deve procurar um médico.

 

  1. Mantenha a postura: saiba que correr e caminhar são gestos muitos individuais, saiba ainda que cada um possui uma maneira de correr e também de caminhar. Saiba ainda que se o indivíduo se sente muito bem correndo com o seu tronco ainda mais inclinado ou até mesmo com uma amplitude de passada que seja mais curta e isso não lhe traz nenhum desconforto ou nem mesmo gera lesão é importante que você saiba que não existe motivo para tentar modificar tudo isso, a menos é claro que haja riscos para a sua saúde. É bem importante que um dos pontos a se observar e que deve ser corrigido é a maneira da entrada e também de saída do pé no solo. Entenda ainda que ela deve ser feita do calcanhar (essa parte que é a aterrissagem) essa que é para a parte próxima aos seus dedos, preparando para a fase em que o seu pé fica bem fora do chão. Saiba que as costas devem sempre permanecer bem eretas, principalmente com o tronco levemente curvado para frente ainda mais no caso da corrida. Saiba que o seu olhar também deve se fixar bem à frente, mantendo o seu pescoço bem relaxado. Já é importante que entenda que o movimento dos braços ajuda e muito no equilíbrio e também na coordenação das passadas de uma forma bem cadenciada.

 

  1. Ouça os sinais do corpo: Entenda que durante o exercício, deve sempre ficar atento à sua frequência cardíaca. Entenda também que ao realizar exercício aeróbico moderado o seu coração bate ainda mais acelerado e você deve saber que isso é normal, mas o aceleramento não deve ser excessivo obviamente. Agora caso sinta seus batimentos cardíacos excessivamente acelerados saiba que deve parar a atividade imediatamente. Se exercite com frequência e siga leve e feliz mantendo um padrão de vida ainda mais saudável!

 

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