6 dicas para lidar com fim do namoro Saiba como lidar com o término de um relacionamento

Os términos nunca são fáceis de lidar, parece que a dor toma conta do coração da pessoa e aquele momento se torna tão cruel que faz com que a você pense que a vida acabou. Mas calma! A vida não acabou, é difícil sim, mas é preciso saber entender o que houve da melhor forma para seguir em frente.

As duas partes sofrem muito neste momento, seja pessoa que terminou ou aquela que tomou o pé na bunda, pois com fim todos os planos e expectativas se acabam e o sentimento de frustração perturba a mente, causando uma sensação horrível de fracasso.

Independente se foi você ou não quem tomou a atitude de querer terminar, saiba que a culpa não foi sua, essa a questão que bate forte e perturba, pois você só vai pensar em qual foi o momento que você errou para que chegasse ao fim. Quando se trata de uma relação, os dois tem culpa e um colabora para que o outro erre, então neste momento você deve pensar em como superar essa dor.

Ver também: O jeito certo para acabar o relacionamento com o homem casado

Confira as nossas dicas para superar de vez o fim do namoro:

1. Não se culpe

A culpa sempre surge no fim de uma relação, ainda mais se você levou o pé na bunda. Mas, mesmo que você tenha errado em algum momento, pode ter certeza que o seu parceiro também errou, pois não existe perfeição. E, não adianta saber quem errou, o relacionamento acabou e neste momento o melhor é superar.

Uma relação só pode dar certo quando as duas partes estão dispostas a lidar com as qualidades e defeitos um do outro, se ele fez você se sentir culpado por tudo, me desculpe, mas ele não te merece. Saiba analisar suas atitudes de forma que te ajude a agir diferente no futuro, mas nunca para se culpar.

1. Não pare no tempo

Você chorou, gritou, reclamou e provavelmente continua chorando, mas essa dor vai passar. Não deixe que o sentimento de tristeza te domine. Apesar de ser triste e difícil você não pode parar no tempo.

Continue com as suas tarefas diárias, chame as amigas para conversar, ir ao shopping assistir um filme, fique com a família, faça um curso que pretendia fazer, ou vá viajar, mas não fique em casa deixando as lágrimas cair.

O namoro acabou, mas a vida continua. Lembre-se de que você tinha uma vida antes de ele aparecer em sua vida e agora você precisa continuar seguindo.

1. Pare de querer saber tudo sobre ele

Não fique perguntando para os amigos dele como ele está, não vá em lugares que você sabe que vai encontrá-lo e não fique rodeando.Pare de entrar no perfil do Facebook dele a cada minuto para saber se ele postou algo sobre o término, ou saber o que ele está fazendo. Se controle, isso só piora a situação.

Saber ou não o que ele anda fazendo não vai mudar nada. Para de bancar a detetive, se possível fique um tempo longe das redes sociais.

Ver o ex com frequência, além de fazer com que você crie esperanças pode acabar desenvolvendo um vínculo não agradável e gerar situações como o ciúmes, ao invés de ajudar só atrapalha e aumenta cada vez mais o sofrimento. Se vocês trabalham no mesmo local, procure não ficar bisbilhotando a vida dele com os colegas de trabalho, procure se afastar e viva a sua vida.

1. Nada de perseguir o ex

Não ligue, não mande mensagem, não se humilhe. Essa é a pior coisa que você fazer neste momento. Depois você só vai se arrepender se sentir pior. Quanto mais você correr atrás, mais ele vai querer se afastar, por isso fique quietinha.

Se segure. Caso haja a vontade de ligar, fale com uma amiga antes, desabafe bastante, procure estar com pessoas com quem você possa soltar suas emoções. Mas, em momento algum ligue chorando ou se humilhando pedindo para voltar. Você pode estar em cacos, mas não deixe ele saber, siga firme e faça ele pensar que você está ótima.

1. Saia da rotina

Que tal combinar uma viagem com as amigas ou começar as aulas de academia ou de dança que você tanto desejava fazer, mas só adiava. Sua vida não pode parar, lembre-se disso. Vá conhecer aquele barzinho novo que abriu, convide suas amigas para sair, e coloque sua melhor roupa.

Nada de sair com aquela cara de quem está sofrendo horrores. Passe uma maquiagem, arrume o cabelo e coloque aquele salto arrasador. Você não precisa conhecer uma nova pessoa se sentir que não está pronta, mas não fique em casa, não faça companhia pra dor, isso só vai te deixar mais desaminada e pode fazer com que fique pensando ainda mais no seu ex. Esquece ele um pouquinho e vá curtir.

1. Faça uma avaliação

Ok, acabou e não existe mais aqueles momentos tão legais que vocês compartilhavam juntos, mas é hora de pensar se este relacionamento realmente tinha futuro. Será que vocês estavam prontos para seguir juntos? Avalie os erros, pondere em qual caminho a sua relação estava seguindo e veja se realmente estava feliz.

Se você percebe que precisa mudar, trabalhe nesta mudança, vá em busca de ser uma pessoa melhor para si mesma. Aprenda com tudo o que viveu e se prepare para um novo amor.Nada de achar que o amor não é pra você, essa relação apenas não deu certo. E um término, muitas vezes representa o começo de novas surpresas.

Nem sempre quer dizer que acabou, às vezes é preciso que as duas partes passem por isso para pensar mais no que sentiam e analisar o que estava dando errado para poder mudar.Aproveite essa fase para se descobrir, evoluir e ir além, não deixe que este término destrua o seu emocional. Se prepare para viver o que a vida tem para te apresentar. Se jogue e se permita viver novas experiências!