6 falhas que os maridos cometem ao se expressar para suas esposas

Muitas vezes na nossa vida e em diversas situações, não sabemos expressar o que sentimos e nem sabemos o porquê disso. Isso acontece muito nos relacionamentos entre marido e mulher. Dentro do casamento é bem comum deixar de expressar o que se sente para que não haja novos conflitos. É o medo de ser julgado, rotulado e até mesmo desprezados pelo parceiro.

Mas um relacionamento que o casal possui além de amor, muita amizade e confiança, ao se expressarem ajudam muito para que o relacionamento cresça, amadureça e a sintonia entre os dois aumente. Não tem essa de desprezar o sentimento do outro, o que tem que ser feito é se sentar e ouvir, tentar fazer o maior uso de empatia possível.

Talvez o seu marido esteja realmente com problemas ao expressar seus sentimentos, mas a culpa pode ser sua nisso. Você pode estar tendo uma atitude que não deixe com o que o ambiente esteja agradável para isso, talvez ele realmente esteja tentando dizer algo, mas muda de ideia. É preciso dar uma pensada sobre isso para rever suas atitudes.

Ver também: 3 sinais que você e seu marido não estão se comunicando corretamente

Veja 6 sentimentos que os maridos costumam falhar ao se expressar:

1 – Angústia

É bem difícil que hoje em dia alguém não se sinta angustiado com tantas coisas ruins acontecendo ao nosso redor. Alguns maridos não expressam esse sentimento, pois tem medo que suas esposas o considerem fraco ou incapazes de liderar a sua família.

2 – Medos

É tão normal e natural sentir medo, ninguém deveria ter algum problema em sentir e poder admitir. Não é sinal de fraqueza, é algo natural de qualquer ser humano, todo mundo sente medo. Mas para muitos homens admitir que está com medo de alguma coisa, é algo inadmissível.

A sociedade diz que o homem não deve sentir medo de nada, deve ser sempre forte e capaz de lidar com tudo. Isso deixa as coisas mais pesadas para um homem confessar o sentimento de medo.

3 – Fraquezas

Mais um dos muitos sentimentos que todos sentem. Todo mundo tem a sua lista de fraquezas, tem quem consegue admitir de forma fácil e natural. Isso é muito bom porque isso ajuda com que os outros lidem com isso.

Mas para alguns homens admitir essas fraquezas é extremamente complicado. Eles têm essa imagem de um homem provedor, o pai da família, líder e macho alfa, então devem ser respeitados. Essa imagem fica comprometida se eles admitem suas fraquezas.

4 – Sensibilidade

Questão de anos atrás, um homem jamais iria expressar a sua sensibilidade. Homens não choram e se pretendem fazer isso, somente escondido no banheiro. Hoje o mundo é diferente e os tempos são bem mais legais. Os homens também podem ser sensíveis e devem sim demonstrar isso chorando, se for o caso.

É tão bonito ver um homem se emocionar com alguma coisa, os filhos crescendo, filmes de romance, isso é muito natural. Mas muitos homens têm medo de demonstrar sua sensibilidade por conta do julgamento dos outros. Muitas vezes preferem esconder esse sentimento até de suas esposas.

5 – Carinho

Infelizmente para muitos homens demonstrar carinho é algo muito difícil. Por mais que eles realmente sintam esse sentimento dentro deles, não sabem expressar por meio de palavras ou de gestor. Não sabem colocar para fora esses sentimentos todos. Isso tem muito a ver com questões de criação ou até mesmo de algum tipo de crença de que fazer essas coisas os façam menos homens.

6 – Elogio

É bem comum casos em que o homem foi tentar elogiar sua esposa, mas acabou falando algo completamente inapropriado ou que pode ser entendido até de forma negativa. Homens tem esses problemas em demonstrar seus sentimentos e saber falar disso abertamente.

Muitas vezes não tem experiência com isso e não tem referência disso na família. Muitos homens acabam expressando seus sentimentos com ações, mesmo que sejam muito tímidas. É preciso que a mulher tente entender esses gestos, tente ver que essa é forma que ele escolheu em expressar o que sente.

Não é menos válido e nem mais válido. Mas é o que ele pode te dar. Se vocês não têm cumplicidade suficiente para conversarem para que você diga para ele que ele pode se sentir livre em demonstrar tudo o que sente, entender que o fato dele não te levar um buquê de flores quando te vê, muitas vezes não é culpa dele.

Reconheça o carinho que ele demonstra quando deixa você escolher seu filme favorito para vocês verem, quando faz aquela comida que você tanto gosta.

Vocês precisam ser muito amigos e poderem conversar sobre essas coisas. Assim cada um poderá demonstrar o que realmente é um para o outro, sem travas e falhas ao expressarem seus sentimentos. É isso que um relacionamento verdadeiro deve ter.

Agradeça ele pelas coisas pequenas que ele faz e quem sabe você possa sugerir coisas que você gostaria que ele fizesse para deixar o casamento ainda mais belo. Não esqueça de fazer por ele as coisas que você gostaria que ele fizesse. Isso pode dar um incentivo para ele e ele pode despertar sentimentos e romantismos que antes não sabia fazer.

Seja grata e feliz por todas as coisas que ele faz por você. Demonstre essa gratidão, seja feliz pelos momentos bons que vocês podem passar um ao lado do outro. E pelos momentos ruins que vocês já conseguiram passar e sobreviveram.

Mantiveram o relacionamento cada vez melhor. É com uma pessoa assim do seu lado que você tem a certeza de que vai conseguir passar por qualquer obstáculo que a vida possa trazer.

Deixe o ambiente livre e agradável para ele manifestar seus sentimentos. Compartilhe você também suas fraquezas, inseguranças, medos. Conversem sobre isso, dê dicas para que ele se sinta seguro e não ameaçado se te contar isso.

Diga que você não precisa que ele seja sempre o forte da relação, diga que você também é forte. Que vocês podem revezar esse lugar e que isso de jeito nenhum faz dele um homem menos forte.