Aprenda a Deixar os Cabelos Fortificados

Aprenda a Deixar os Cabelos Fortificados
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O tempo passou e você percebeu que o seu cabelo já não é mais o mesmo.Pois é! Com o passar do tempo, nosso organismo vai mudando, metabolismo desacelerando e muitas coisas no nosso corpo ficam diferentes.

Os meses passam e você acaba percebendo que os cabelos de suas amigas e pessoas da família crescem tão rápido! E o seu? Ficou parado no tempo.

E nem preciso falar do ressecamento dos fios fazendo com que ocorra a quebra. Contudo, saiba que isso pode mudar de maneira simples. Pequenas ações como ir ao cabeleireiro uma vez ao mês para ver como estão os seus fios pode ser uma boa pedida. Além disso, a alimentação é uma forte aliada na hora de fazer com que os fios cresçam fortes e saudáveis.

Ver também: Alimentos Que Combatem a Queda de Cabelo

O crescimento de um cabelo saudável pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem cabelos que crescem certa de meio centímetro por mês. Outras têm um crescimento de um centímetro. O que irá favorecer o crescimento ou prejudicá-lo pode variar entre o que você come e até alterações nos seus níveis hormonais.

Então se você está aí preocupadíssima com o crescimento dos seus fios, tenha calma! O estresse só irá piorar o problema e fazer com que seus fios caiam. Quer saber como fazer o seu cabelo crescer mais rápido? Nós preparamos aquela listinha básica com as dicas. Vamos conferir!

Alimentação

Como já mencionamos acima, a alimentação faz muita diferença na hora do crescimento das madeixas. Na verdade, a alimentação afeta o nosso organismo inteiro. Comer bem e de forma saudável faz com que nossos sistemas funcionem melhor. E o resultado desta boa alimentação é visto na nossa pele, unhas e cabelos.

O brilho é outro!

Mas para conseguir alcançar o resultado almejado, você deve ter uma alimentação balanceada e com ingestão de vitaminas e nutrientes específicos. Comer os alimentos certos será o diferencial que irá ajudar no fortalecimento dos fios e também estimular o seu crescimento.

Alimentos que contenham certos minerais (ferro, selênio, cálcio, zinco e silício), vitaminas (complexo B, C e E), além das proteínas e os grãos, de preferência os integrais são importantes para ajudar no fortalecimento de suas madeixas.

Todos esses nutrientes podem ser encontrados em vários produtos e cosméticos no mercado. Eles funcionam sim, todavia, a melhor forma de obter resultados ainda é ingerir os alimentos que contenham estes nutrientes. Quer mais uma ajudinha no quesito? Inclua na sua dieta os seguintes alimentos:

Ferro: é claro que o primeiro seria o tão conhecido feijão. Contudo, saiba que as leguminosas são fontes de ferro. Assim, consuma também lentilha e outras. Para completar, temos as amêndoas, gérmen de trigo, passas, as folhas escuras como a couve e, o temido, por alguns, fígado.

Proteínas: aposte nas fontes de proteínas para ver o crescimento dos fios. Invista em alimentos como as carnes, a soja, ovos, leite, queijo, iogurte e todos os derivados do leite.

Zinco: importantíssimo para o fortalecimento da fibra capilar, você poderá encontrar o zinco em alimentos como ostras, nozes, gérmen de trigo, levedo de cerveja, gema de ovo, carnes e óleo de linhaça. Cobre: o cobre é mais encontrado nas ostras, castanhas e nozes.

Calvície

É. Ela é a vilã para muitas pessoas. E não vá pensando que o problema afeta apenas os homens. As mulheres também podem sofrer desse mal. eralmente, a calvície é genética ou acontece por problemas hormonais. Entretanto, há fatores externos que podem contribuir para a queda dos fios como o estresse, o uso incorreto de produtos, a forma errada de pentear os fios, entre outros.

São diversas as causas. Mas, não precisa se desesperar. As vitaminas ajudam a combater este malefício. E não vá pensando que você precisará ir correndo comprar complexos vitamínicos. Não, mesmo!

Apenas a mudança na sua alimentação já irá surtir efeito. No entanto, não deixamos de salientar que se o problema continuar se agravando, não hesite não hora de procurar um profissional adequado para lhe ajudar como uma dermatologista.

Porém, se você notou que os fios começaram a cair mais que o normal, faça o teste ao ingerir alguns alimentos da nossa lista abaixo:

Vitamina C: a vitamina C é essencial para diversas funções no nosso corpo. Ela ajuda na imunidade e fortalecimento dos fios. Aposte em alimentos como a clássica laranja, acerola, morango, goiaba, pimentão verde, brócolis e folhas escuras como a couve e o espinafre.

Vitaminas do complexo B: abacate, cenoura, soja, lentilha, semente de girassol, gema de ovo e peixes. Vitamina E: encontrada em abundância em alimentos como nozes, amendoim e óleos como o de gérmen de trigo e de girassol.

Salão de Beleza

Não vá pensando que somente a mudança na alimentação já irá gerar todos os efeitos necessários. Desaparecer do salão não é nada legal para manter a saúde dos fios. O seu cabelo precisa de hidratação, pois sem o devido cuidado, o couro cabeludo poderá sofrer problemas como descamação ou excesso de oleosidade, o que pode gerar a caspa e pior o problema do crescimento.

Além disso, as pontas duplas vão surgindo com o passar do tempo. Se não for feita a hidratação, os fios irão enfraquecendo aos poucos e no fim, só restará cortas as madeixas. Portanto, esteja em dia com o seu cabeleireiro.

Dicas para Manter os Fios Saudáveis

1- Ao lavar os fios, evite utilizar a água muito quente. Prefira a água morna, pois a água quente demais abre as escamas do cabelo e a água fria fecha as cutículas impedindo a limpeza adequada. Além disso, a água quente pode irritar o couro cabeludo causando pequenos ferimentos ou a descamação. Ela também pode afetar a produção de óleo, deixando o seu cabelo mais oleoso.

2- Com certeza você já ouviu falar que o shampoo de Jaborandi ajuda no crescimento dos fios. Isso é verdade, pois ele estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo. Contudo, a utilização em excesso pode prejudicar ao invés de ajudar. O correto é utilizá-lo uma vez por semana para que os fios não fiquem ressecados.

3- É bom fazer o “rodízio de produtos”, pois assim você poderá repor várias coisas que estão em falta no seu cabelo. Utilize um shampoo de limpeza diária para o dia a dia, um de hidratação uma vez na semana e o mais importante: o anti-resíduos. Esse shampoo irá fazer uma limpeza profunda dos fios, mas cuidado!

Ele pode ressecar as madeixas. Assim, utilize-o apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Tenha cuidado se você possui os fios tingidos, pois eles irão desbotar com mais facilidade. Ele fará com que o couro cabeludo possa respirar, pois todo o excesso de química e sujeira irá embora.

4- Faça hidratação, no mínimo a cada 15 dias. O ideal é que você faça uma hidratação no salão ao menos uma vez ao mês e, complemente a hidratação em casa. Utilize uma máscara de hidratação uma vez na semana ou a cada 15 dias.

5- Não prenda os fios molhados ou os mantenha sempre presos em rabos de cabelo ou coques. Deixe que os fios respirem. Além disso, prender os fios molhados pode ajudar na proliferação de fungos.

6- Mantenha a queratina do cabelo em dia. Ela é responsável pela elasticidade dos fios. Se os seus cabelos tiverem química, faça o processo de cauterização no seu salão de confiança.

7- Por último, mas não menos importante, apare as pontinhas todos os meses para evitar o surgimento das pontas duplas. Gostou do artigo? Compartilhe com alguém!

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