BATOM QUE VAI SUBSTITUIR O VERMELHO?

Que o batom vermelho é um dos itens de maquiagem mais poderosos de todos isso todo mundo sabe. Aliás, o batom vermelho é muito mais que um simples batom. A cor vermelha nos lábios sempre esteve presente nas mulheres desde a antiguidade e passou por altos e baixos ao longo das revoluções mundo afora.

A cor vermelha nos lábios está presente na sociedade desde o Antigo Egito, e como o uso do delineador, Cleópatra foi a primeira mulher a usar e popularizar a cor vermelha nos lábios, que desde sempre remeteu a um sinal de poder. Antes feito com ingredientes e produtos tóxicos e venenosos demorou algumas centenas de anos para finalmente acontecer a produção segura do batom.

No século 16, a Rainha Elizabeth deu força ao batom vermelho e popularizou a cor na classe alta da sociedade europeia. No século 18, nessa mesma Europa que popularizou o vermelho, tornou não só a cor vibrante proibida como também a maquiagem no rosto como um todo. Lábios coloridos e rosto pintado passaram a ser um sinal de desrespeito, usado por mulheres baixas e era motivo inclusive para anulação de casamento.

Ver também: Por que as mulheres deveriam investir na beleza com maquiagem

Foi somente no início do século 20 que o batom vermelho voltou a fazer parte da sociedade aos poucos.

A cor foi símbolo de lutas dos movimentos feministas e símbolo de poder para quem procurava igualdade para as mulheres. No cinema, grandes ícones usaram e imortalizaram de vez o vermelho nos lábios. Foi assim, que ainda hoje, o batom vermelho é símbolo de força, poder e empoderamento.

Suas variações de tons e texturas fazer a cor ser muito versátil tanto para as ocasiões quanto para os tipos de pele. Sendo possível conseguir qualquer combinação, o batom vermelho é aquele item que faz parte de toda a nécessaire. Ainda que seja muito difícil o batom sair de moda novamente, atualmente uma cor tem feito a cabeça das mulheres e mostrado uma versatilidade tão grande quanto o vermelho, é o nude escuro.

O batom nude já é sucesso nas passarelas, tapetes vermelhos e no dia a dia das mulheres há alguns anos. Primeiro ele veio como um batom que tinha a intenção de anular a cor da sua boca, ou seja, um batom nude era aquele mais parecido com o tom da sua pele possível. A tendência tanto pegou que hoje é muito mais que tendência e se transformou em um clássico tão poderoso quanto o vermelho.

Hoje já podemos encontrar vários subtons dentro dos nudes. Já não significa um batom tão parecido com o tom da sua pele e sim aquele batom que combina com você, com todo o tipo de maquiagem e com qualquer roupa e evento. É um batom coringa, ainda mais que o vermelho, pois o nude agrada desde as mulheres discretas até as ousadas. Sem sombra de dúvidas tornou-se um item indispensável.

Atualmente, o tom nude que tem feito a cabeça de famosas e de todas as mulheres, são os amarronzados. Que na verdade pouco tem daquele batom marrom antigo que conhecemos, com o fundo avermelhado, marrom quente, quase um castanho avermelhado.

O nude marrom do qual estamos falando que é a tendência do momento,muito se assemelha ao tom de terra clara. Podemos inclusive chamar de nude terroso. Marrom cappuccino e não mais marrom café.

E não é pra menos, esse tom talvez seja realmente consagrado como o nude perfeito.

Combina com todos os tipos de pele, tendo que se atentar somente a intensidade da cor, mais alta para peles mais escurar e uma intensidade mais baixa nas peles claras. Podemos falar que o sucesso do batom se deu junto com o sucesso da boca de uma dar irmãs Kardashians, a Kylie Jenner.

Se nos anos 90 e 2000 o símbolo de boca perfeita, sexy e poderosa era a atriz Angelina Jolie, nos tempos atuais esse posto está sendo representado, e muito bem representado por Kylie. O sucesso é tão grande que ela já lançou a própria linha de batom e fez um sucesso estrondoso.

O sucesso da boca de Jenner começou em meados de 2013 quando algumas pessoas começaram a comparar a boca dela em 2011 com as fotos atuais de 2013 e viram a grande diferença de uma para a outra.

Depois de muito negar, Kylie finalmente confirmou que fez um preenchimento labial, mas que o principal segredo para a boca volumosa ainda era a técnica de contornar os lábios um pouco além da linha natural dos lábios.

O tom nude terroso entra nesse momento

Além da boca bem volumosa ela desfilava com tons ao mesmo tempo discreto e poderoso que confundia muita gente graças ao tom incomum e diferente. De lá pra cá tanto o batom nude amarronzado quanto a técnica de contornar os lábios um pouco além da linha natural continuam em alta.

Possivelmente o tom amarronzado frio vai se consagrar como um dos grandes clássicos na boca das mulheres. Ao mesmo tempo em que simboliza uma elegância, o tom transmite poder e sensualidade.

Tendo a vantagem de ser combinado com tudo e de combinar com todas. Como o nude e o vermelho são cores muito opostas, embora o impacto de ambas sejam bem parecido, dificilmente um vai ter o poder de substituir e sobrepor o outro.

Vale lembrar também que mesmo com produtos e tons clássicos, a maquiagem é feita de tendência. Quando um batom ultrapassa isso, significa que ele pode ser muito usado mesmo fora de ‘época’.

É o que acontece com os tons de vermelho e o que já acontece com os nudes. O tom amarronzado é mais uma aposta da estação e provavelmente mais uma consagração dos clássicos para ter na nécessaire. Aqui vão alguns modelos desse nude terroso para você aproveitar, testar e embarcar de vez nesse tom.

• Batom Velvet Teddy da MAC: R$ 76,00
  • Batom Intense Mate cor 131 de O Boticário: R$ 15,30