Ciúme: 8 Dicas para Gerenciá-lo

Ciúme: 8 Dicas para Gerenciá-lo
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Quem disse que o ciúme é necessariamente uma emoção negativa? Afinal, cai completamente nas características do ser humano. É completamente natural e absolutamente não se preocupar em ficar com ciúmes de vez em quando.

O ciúme, na verdade, começa a se revelar em seus aspectos mais preocupantes apenas quando nós agimos em função disso ou nos tornamos um pensamento constante que influencia nossa vida.

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Os sintomas não devem ser negligenciados e surgem quando o ciúme parece tomar posse do corpo e consumir lentamente o resto, mas com certeza, a pessoa que é o portador, sente este sentimento meandrar e devorar todos os aspectos da sua existência. Preocupar-se é um dever, os especialistas sempre mantêm essa ideia, quando você se encontra experimentando um sentimento constante de raiva e amargura.

Existem diferentes tipos de ciúmes. Entre as formas mais difundidas encontramos a romântica. Muitas vezes, é ciumento dos sucessos, estilos de vida, relacionamentos e forças dos outros, em uma nuance deste sentimento que se aproxima ou aumenta com a inveja.

Para fornecer um exemplo concreto, muitas vezes você encontra-se pensando que a vida dos outros é mais fácil ou mais gratificante do que a nossa, cuja metáfora perfeita foi cunhado na sabedoria convencional de tempos antigos, onde diz que muitas vezes a ”grama o vizinho é sempre mais verde”.

Você começa por se concentrar exclusivamente nos aspectos positivos da vida de outras pessoas para tormento, pelo contrário, a negatividade mais cinza de sua própria vida ou você se torna ciumento da relação entre amigos acreditando que as ligações entre os outros são sinceras e duradouras mais do que aqueles que os mesmos amigos entretêm ou estabelecem conosco.

Até mesmo redes sociais como o Facebook podem se tornar uma fonte de ciúmes. Atualmente os mundos real e virtual têm vindo a derreter e as linhas de demarcação onde a vida vivida e a online tornaram-se cada vez mais turvas em mergulhar o indivíduo num estado de confusão na qual a complexidade da vida faz.

Não é coincidência que pessoas inseguras também sejam as mais ciumentas. De fato, a estreita correlação entre esses dois sentimentos significa que o sujeito que tem menos estima por si mesmo se sente ameaçado e nunca está à altura do outro. E continua: a insegura vive no constante medo de que os pontos fortes de outra pessoa sejam algo negativo para si mesmo.

O ciúme também pode revelar traumas passados, emergir de experiências vividas em épocas anteriores, mais ou menos remotas.

Abaixo está uma lista de sugestões úteis na gestão do ciúme, juntamente com conselhos específicos sobre suas manifestações românticas.

Conselhos para salvar o relacionamento sentimental

1) Pondere seu relacionamento

A melhor maneira de superar o ciúme é ter consciência de seu relacionamento de maneira ponderada. Por exemplo, pode-se começar considerando se o relacionamento dentro do qual alguém está envolvido é baseado em confiança, respeito e amor, avaliando se o parceiro assume um comportamento similar e consistente com o que ele diz. É honesto? Se a resposta for não, é claro, sua desonestidade é uma clara motivação para o seu ciúme e perpetuar uma situação de baixa confiança só irá aumentar os sintomas e aumentar a sua segurança.

Se você se encontrar envolvido em um relacionamento em que a insegurança existe, espere até que o interruptor do ciúme seja sempre ativado. Mas saiba também que ninguém será capaz de lhe dizer como se comportar. Se você decidir não se libertar de uma situação de baixa confiança, esteja ciente de que seu estado de mal-estar só pode piorar e o ciúme crescer mais.

2) Autoavaliação

Se o seu relacionamento faz parte de um relacionamento seguro e sólido, mas mesmo assim o ciúme não menciona deixar você livre para vivê-lo plenamente, faça um exame de consciência e revise mentalmente suas experiências.

Estudos de pessoas ciumentas que tentam esse tipo de sentimento em um relacionamento romântico mostraram tendências de apego emocional dos indivíduos que encontraram para já presentes antes de a mesma relação de acordo com as predisposições para o ciúme que transcendem os parceiros.

Sugere-se refletir sobre si mesmo fazendo a si mesmo as seguintes perguntas

  • Você sente um senso difundido de voto, impotência ou você se sente inútil?
  • Como foi seu relacionamento com os entes queridos no passado?
  • Lembre-se da atmosfera que respirava em casa: era calorosa e amorosa, mas às vezes deixava espaço para situações críticas?
  • Você cresceu em um contexto restritivo?
  • Seus pais não eram confiáveis ​​e não respondiam?

As tendências de apego, é importante sublinhar, não são imutáveis, mas sujeitas a mudanças: elas podem ser corrigidas e modeladas usando o suporte correto. As experiências do passado e os contextos em que algumas experiências ocorreram podem ser analisadas e reavaliadas graças ao cuidado de um bom terapeuta que fornecerá o conselho certo para uma reavaliação crítica que ajude o sujeito a recuperar a autoestima.

3) Não tenha medo de pedir ajuda

Amplie seus interesses além dos relacionamentos estabelecidos. Converse com os amigos sobre o seu problema sem muita reticência e faça os outros participarem, mas não o faça para compensar um problema com o seu parceiro.

Resolva o Problema

Admita ser ciumento

No exato momento em que você menciona, o ciúme da discórdia, porque deixa de levar vantagem sobre o assunto e influenciá-lo sem ser perturbado. Admita-se ao problema, converse com ele e adquira consciência de tal forma que ele possa falar consigo sobre você e, consequentemente, você pode conhecê-lo e lidar melhor com ele.

Aprenda com seu ciúme

O ciúme pode nos surpreender: os sentimentos que desencadearam, na verdade, podem tornar-se uma fonte de crescimento e inspiração. Especificamente, se você entender que o ciúme toma conta de nós o momento em que um amigo tocou guitarra bem perto de nossa namorada e nós não sabemos tocar, em vez de sentir ciúme, se inscrever em um curso de violão pode ser a melhor maneira de agir e temperamento sentindo-se proativamente.

Deixe o ciúme seguir seu curso

Convença-se de que você não precisa de ciúmes em sua vida e se livre disso. Então: respire profundamente e imagine que o sentimento negativo flutua em sua alma como uma brisa para drenar completamente. Repita a operação toda vez que eu achar apropriado.

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