Como deixar de ser tímida

Como deixar de ser tímida
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A ideia de falar frente a outras pessoas o faz ter vontade de desaparecer? Se esse for o caso, você definitivamente não está sozinho. Muitas pessoas no mundo sofrem com a timidez moderada a extrema e estão lutando para vencê-la. Lembre-se que sair dessa concha não é algo que acontece da noite para o dia. Fazê-lo leva tempo, esforço e, é claro, a vontade de mudar. E você já está no caminho certo apenas por ter entrado nesta página — agora, vamos em frente.

Entendendo a sua timidez

Pense a respeito da raiz de sua timidez. Ser uma pessoa tímida não significa necessariamente ser alguém introvertido ou não gostar de si mesmo. Quer dizer simplesmente que, por alguma razão, você sente vergonha ao ser o centro das atenções. Em que se baseia a sua timidez? Essa resposta representará, de modo geral, o sintoma de um problema maior. Aqui estão três possibilidades:

  • Você possui uma autoimagem fragilizada. Isso acontece quando nós nos julgamos de modo negativo, em nossas mentes. É difícil parar de escutar a voz da negatividade, mas, no fim, ela é a suavoz — e você determinará o que ela deve dizer.
  • Você tem problemas ao acreditar nos elogios que lhe dão. Quer você pense ou não estar com boa aparência, alguém lhe considerou atraente e, por isso, fez um comentário positivo. Você não chamaria essa pessoa de mentirosa, não é mesmo? Erga o queixo. Diga “obrigado” e aceite esse elogio. Não tente dizer a ela que ela está errada.
  • Você está preocupado com a impressão que pode passar. Isso acontece quando nos mantemos muito concentrados em nós mesmos. Uma vez que passamos o dia inteiro monitorando as nossas ações, para garantir que não cometamos nenhuma gafe, assumimos assim que todos estão fazendo o mesmo julgamento. Se esse for o seu caso, discutiremos mais à frente a respeito de direcionar a nossa atenção rumo a outras pessoas.
  • Você é definido como alguém tímido por outras pessoas. Às vezes, quando muito jovens, éramos tímidos. Infelizmente, muitas pessoas se apegam a esse fato e nos tratam como tais, mesmo quando as nossas personalidades amadurecem e abandonam esses traços do passado. É possível que outros tenham lhe agrupado dentro dessa categoria e que, talvez, você esteja tentando agradá-los. A boa notícia? Você só precisa agradar a si mesmo.
    • Sejam quais forem as razões para a sua timidez, é possível superá-las. Elas são apenas de formas de pensar — e o único ponto sobre a qual você tem pleno controle é o seu modo de pensar.

Aceite a sua timidez. Um dos primeiros passos para superar a sua timidez é tentar aceitá-la, tornando-se confortável à sua existência. Quanto mais você resiste a ela, consciente ou inconscientemente, mais ela prevalecerá. Se você é uma pessoa tímida, aceite esse fato e aceite-o por completo. Uma forma de fazê-lo é dizer a si mesmo repetidas vezes: “Sim, eu sou tímido e eu aceito esse fato”.

Descubra quais são os seus ativadores. Você se torna tímido quando colocado frente a uma nova audiência? Ao aprender uma nova habilidade? Quando se aventura para dentro de uma situação inédita? Ao estar rodeado por pessoas que você conhece e admira? Quando você não conhece ninguém em um lugar qualquer? Tente definir os pensamentos que passam por sua cabeça no momento exato em que a timidez se intensifica.

  • É possível que nem todas as situações lhe tornem tímido. Você não se importa em estar com a família, correto? Em que eles são diferentes dos estranhos ao seu redor? Não são — você apenas os conhece melhor e, ainda mais, eles lhe conhecem. Não se trata de você, mas das situações nas quais você se encontra. Isso prova que não estamos falando de algo universal e onipresente. Perfeito!

Faça uma lista de situações nas quais você se sente ansioso. Ordene-as colocando os itens que lhe causam menos ansiedade em primeiro lugar, mantendo aqueles que a elevam às alturas no final da lista. Quando você coloca as coisas em termos concretos, elas se tornam mais realizáveis e acessíveis, tornando-se mais fácil alcançar o sucesso.

  • Escreva de modo tão concreto quanto possível. “Conversar na frente das pessoas” pode ser um ativador, mas é possível ser ainda mais específico. Conversar na frente daqueles que têm mais autoridade do que você? Conversar com pessoas que você considera atraentes? Quanto mais específico você for, mais fácil será identificar a situação e trabalhar nela.

Conquistando a sua mente

Use a sua timidez como uma ferramenta. Qualquer que seja o ativador da timidez, ele é considerado como tal porque nós o vemos dessa forma. O mesmo ocorre na programação de computadores — quando um ‘programa’ recebe a função parar, ele se comporta do mesmo modo como nós o faríamos, se programados para lidar com interrupções. De forma similar, a nossa mente também pode ser programada. Aprofunde-se um pouco mais: somos programados desde a infância a reagir a certos estímulos como, por exemplo, ficar longe de estranhos, alturas, animais ferozes, etc. No entanto, para certos estímulos, as nossas reações são instintivas, o que significa que nós as percebemos e reagimos de modo natural — e, às vezes, essas reações podem ser falhas. Por exemplo: quando um grupo de pessoas vê um lagarto, algumas delas o considerarão um réptil horrendo, enquanto outras o verão como um lindo animal de estimação. Isso se dá por conta de suas reações naturais ao estímulo (o lagarto). De modo similar, quando pessoas tímidas veem outras pessoas (estímulo), a timidez é sua reação natural. A verdade é que você pode mudar essa reação reprogramando a sua mente. Há algumas formas de fazê-lo:

  • Questione a si mesmo e veja qual é a validade de suas razões. Por exemplo:
    • P:Por que eu tenho medo das pessoas?
    • R:Porque elas podem rir de mim ou fazer perguntas assustadoras.
    • P:Você é alguma espécie de vidente, para ter tanta certeza?
    • R:Não, mas elas podem fazer perguntas que eu não saberei responder.
    • P:Então, você está dizendo “elas podem me perguntar”, mas que não tem tanta certeza. Se, na primeira resposta, você não tinha tanta certeza, por que está agora certo de que não terá resposta para as perguntas feitas? E, mesmo que você não saiba respondê-las, por que raios isso seria um problema?
    • R:Porque isso já aconteceu comigo diversas vezes no passado, e eu não soube o que fazer.
    • P:Muitas pessoas não sabem como conversar adequadamente, outras riem de forma estranha, fazem comentários estúpidos, e assim por diante. E daí se isso aconteceu com você? O céu cairá sobre a sua cabeça?
    • R:Eu me sentiria envergonhado.
    • P:Por que você se sentiria envergonhado?
    • R:Porque as pessoas pensarão que sou estúpido.
    • P:Pergunto novamente: você é capaz de ler a mente das pessoas?
    • R:Não. Mas, se elas pensarem isso, o que poderei fazer?
    • P:E por que isso seria um problema?
    • R:Elas rirão de mim e contarão a outros que sou um perdedor.
    • P:De novo com a “leitura mental”. Você não pode ler a mente das pessoas. Mas tudo bem. Por que isso seria um problema?
    • R:Ninguém iria querer conversar comigo, e todos me veriam com maus olhos.
    • P:Você tem certeza de que ninguém conversaria com você? Tem certeza de que ninguém lhe amaria? E, mesmo que isso aconteça, por que seria um problema?
    • R:Eu ficaria só.
    • P:Há tantas coisas que podem ser feitas a sós, como jogar jogos de computador, assistir a filmes, comer boa comida etc. Você nunca desfrutou dessas atividades estando sozinho?
      • (Exemplo de Terapia Comportamental Cognitiva, introduzida pelo Dr. David Burns, professor na Universidade de Stanford)
    • É essencial que você pratique falar em público, para superar de fato o problema da timidez. Experimente vê-la como uma ferramenta que lhe desafie e force a mudar de atitude e fazer o contrário do que você tem feito, quando ela aparece. Ao se sentir tímido em público, você provavelmente sairá para um lugar mais silencioso, pois essa tem sido a sua reação instintiva por muito tempo. Dessa vez, no entanto, ao sentir a timidez despertar, esforce-se para fazer o contrário: converse com as pessoas. Sim, você se sentirá incrivelmente desconfortável e pessimista, a princípio, mas veja essas emoções como ativadores que lhe desafiarão ainda mais. Quanto maior for a magnitude dessas emoções negativas, mais elas lhe motivarão a esforçar-se. Depois de bastante prática, você perceberá que emoções e sentimentos de pessimismo eram realmente bons amigos, já que lhe motivavam a se desafiar ainda mais.

Direcione a sua atenção para outras pessoas. No caso de 99% de nós, a timidez ataca quando pensamos que, se falarmos ou nos destacarmos, envergonharemos a nós mesmos. Por isso é tão importante concentrar-se nos outros, direcionando a nossa atenção (mental) para outro lugar. Quando deixamos de manter o foco em nós mesmos, paramos de nos preocupar com a impressão que passamos.

  • O modo mais fácil de fazê-lo é concentrando-se na compaixão. Quando nos sentimos compassivos, simpáticos e até mesmo empáticos, deixamos de nos preocupar conosco mesmos e passamos a devotar todos os nossos recursos mentais à compreensão dos outros. Lembre-se de que todos estão lutando alguma batalha — grande ou pequena (mas grande para eles!) —, e isso lhe trará à mente a lembrança de que todos merecem o nosso cuidado.
  • Se isso não funcionar, imagine-se como alguém capaz de imaginaro que outras pessoas têm. Se você estiver preocupado com a própria aparência, assumirá que todas as outras pessoas estão concentradas no mesmo ponto (uma dica: elas não estão). Padrões de pensamento são algo contagioso — uma vez que você começa, não conseguirá parar.

Visualize o sucesso. Feche os olhos e visualize uma situação na qual você irá se sentir tímido. Agora, com os olhos mentais, imagine-se sendo alguém confiante. Faça esse exercício com frequência e em diferentes situações. Ele será mais eficaz quando feito diariamente — em especial durante a manhã. Esse exercício pode parecer simplório, mas, se até mesmo atletas fazem uso da visualização para desenvolver suas habilidades, por que você não o faria?

  • Envolva todos os seus sentidos na visualização, para deixá-la o mais real possível. Imagine-se estando feliz e confortável. Como é o som de sua voz? O que você está fazendo? Desse modo, quando o tempo vier, você estará preparado.

Pratique a boa postura. Manter-se ereto passa ao mundo a impressão de que você tem autoconfiança e de que está receptivo a outros. Com frequência, somos tratados do mesmo modo como nos expressamos — ou seja, se você se sente aberto e acessível, o seu corpo emulará esse sentimento. O corpo é mais do que algo apenas físico.

  • Essa atitude também enganará o seucérebro. Pesquisadores indicam que a boa postura (cabeça erguida, ombros para trás e braços abertos) nos trazem a sensação de autoridade e confiança, além de — para completar — reduzir o estresse. As razões são inúmeras!

Pratique falar claramente para si mesmo. Isso lhe ajudará a evitar o embaraço de precisar repetir o que disse, se você houver balbuciado ou falado em voz baixa. Você precisa se acostumar a ouvir a própria voz, e até mesmo amá-la!

  • Grave a si mesmo fingindo conversar com alguém. Parece ridículo, é claro, mas você notará padrões, como o quando e o porquê de você desligar, momentos em que você pensa estar falando alto (mas não está), etc. No início, você se sentirá como um ator (e fará o que atores fazem para se imergir no momento), mas acabará sentindo-se um verdadeiro especialista. A prática leva a perfeição!

 

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