COMO ESCOLHER O PARCEIRO (Técnica Matadora)

Dicas essenciais para não cometer erros

Mesmo se você não quer acreditar em provérbios, há um para o qual ninguém (ou quase) escapa: “Deus os faz e depois os acasala”. Sem trazer um “personagem” tão importante, podemos explicar o ditado dizendo que a escolha de um parceiro responde às necessidades sociais e econômicas, assim como à afinidade familiar, psicológica ou sexual.

Essa mistura de elementos determina o que Goethe chamou de “afinidades eletivas” e explicando como “afinidade química fina em virtude do qual as paixões vai atrair e se repelem, associar-se, eles são neutralizados e, em seguida, separar e recomposta novamente”.

Os elementos sociais

Para entender melhor se e quais elementos sociais influenciam a escolha do parceiro, alguns conceitos sociológicos devem ser tomados emprestados, como a estrutura social (os tipos de grupo, as associações, as instituições e os complexos de instituições que compõem a sociedade), a função controle social e social (a maneira pela qual as estruturas funcionam e são reguladas do ponto de vista ético, religioso e moral) e mudança social (a tendência da sociedade, os problemas de desenvolvimento, a estagnação e o declínio da sociedade).

Com base em análises sociológicas e observações, Ferrarotti (1972) delineou as fases, as regras que caracterizam a ação do grupo com relação a uma escolha, assim como a do parceiro.

Eles consistem em:

Desenvolver um sistema comum de valores

Certificar de que os membros do casal podem influenciar um ao outro

Chegar a uma decisão comum

Resolver as tensões que podem ser criadas

Algumas dessas regras são explícitas, outras implícitas e transmitidas por meio de regras de comunicação e jogos relacionais. Nesta perspectiva, corremos o risco de chegar ao que é exigido (talvez implicitamente) por outros, mesmo na escolha do parceiro.

Os elementos pessoais

Outro elemento que caracteriza a escolha do parceiro pode estar ligado aos eventos pessoais remotos que caracterizaram as experiências da infância.

John Bowlby primeiro enfatizou a importância do padrão de apego que é estruturado na criança e persiste no adulto. Bowlby identificou não apenas o processo de construção do estilo de apego, mas também destacou a construção de atenção seletiva ou desatenção que assume um papel muito importante do ponto de vista da escolha do parceiro.

Elementos do tipo familiar

A influência do mito familiar é maior ou menor de acordo com o nível de diferenciação que a pessoa alcançou em relação à família de origem, sendo a escolha do parceiro o principal meio de transmissão do mito familiar.

Eu, você e os outros

A escolha do parceiro não inclui apenas duas pessoas, mas implica uma estrutura triangular: IO – TU – OTHERS, significando para os outros tudo o que tem caracterizado o seu crescimento e os processos evolutivos de separação e individuação. aparência livre e espontânea, adquire significado apenas se lida novamente através dos mitos individuais do casal e da família recém-formados. Silvia Veggetti Finzi (1994) enfatiza a importância de olhar para os perfis dos casais escolhidos para construir uma família.

Existem cinco tipos:

“esposa como mãe”

“marido como pai”

“esposa como pai”

“marido como mãe”

“cônjuges como irmãos”

A esposa como mãe: nesta tipologia o homem procura a esposa de sua mãe, o imaginário, fortemente idealizado e, portanto, muito pouco correspondendo ao real. Esta pesquisa visa recriar a intimidade celeste da infância, em que a criança percebe os traços desconexos da mãe: o tom da voz, o cheiro, as mãos, as pernas, o peito … Estes são os elementos que permanecem na memória inconsciente e que são procurados no parceiro.

Não é coincidência que muitos homens espontaneamente chamam sua esposa de “mãe” e, como tal, a valorizam e a estimulam a tomar o lugar de sua verdadeira mãe.Em alguns casos, a figura da mãe é tão idealizada que alguns homens ainda encontram o caminho a seguir. deixe-o insubstituído.

Este é o caso do “bacharel da vida” quem diz que nunca encontrou a mulher certa ou que sempre se volta para mulheres menos adequadas ao seu propósito. Ele conhecerá a criança, o aventureiro, a mulher casada, figuras geralmente longe da idéia da casa; mesmo que ela encontre a mãe, fará tudo para perdê-la, vendo nela a ameaça da substituição da figura materna idealizada.A figura da mãe idealizada é aquela que tem que dar tudo sem pedir nada em troca.

Ele conhecerá a criança, o aventureiro, a mulher casada, figuras geralmente longe da idéia da casa; mesmo que ela encontre a mãe, fará tudo para perdê-la, vendo nela a ameaça da substituição da figura materna idealizada.A figura da mãe idealizada é aquela que tem que dar tudo sem pedir nada em troca. O resultado desse casal também pode ser funcional, como disse Freud, que viu na transformação da esposa em mãe o principal fator de estabilidade conjugal. Pelo contrário, algumas mulheres percebem um grande perigo, especialmente na vida sexual do casal, quanto à dificuldade do papel da mulher-mãe. ou que, em qualquer caso, é sempre destinado a mulheres menos adequadas ao seu propósito.

Todas essas experiências nos levam a crer que a mãe continua sendo o fator de estabilidade no que tange as emoções, mesmo com toda evolução social que tivemos, o homem e a mulher continuam a exercer as diferentes nuances na relação.