Como melhorar a sua saúde sexual com alguns alimentos especiais

Como melhorar a sua saúde sexual com alguns alimentos especiais
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O desejo sexual humano pode passar por diversas fases na vida de uma pessoa e variar bastante de indivíduo para indivíduo, tanto no caso de homens quanto no de mulheres. Cerca de 50% dos homens e mulheres sofrem com a queda da libido em algum momento da vida. Caso você esteja passando por esse problema ou queira apenas melhorar a situação, experimente uma dieta que é capaz de promover uma ótima saúde sexual.

Comendo alimentos específicos para promover a saúde sexual

Coma abacate. O abacate é um superalimento com várias utilidades, pois ele contém muitas gorduras insaturadas e poucas saturadas, sendo ótimo para a saúde sexual também. Por ser um alimento que faz bem para o coração, o abacate melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a estimular a excitação. Com a circulação adequada e o sistema cardiovascular saudável, o fluxo sanguíneo nos genitais melhora, tanto em homens quanto em mulheres.

  • O abacate contém potássio e vitamina B6, que promovem a circulação sanguínea e previnem doenças cardíacas.
  • Os homens que têm doenças cardíacas são mais suscetíveis à disfunção erétil do que os saudáveis.

Incorpore mais amêndoas. As amêndoas estão relacionadas com uma saúde cardiovascular melhor, o que ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis. Ao promover a saúde cardiovascular, diminui-se o risco de obesidade que pode levar à queda na libido e prejudicar a saúde sexual. Os vasos sanguíneos saudáveis também facilitam a excitação e ajudam homens e mulheres a atingir o orgasmo.

  • As amêndoas contêm zinco, selênio e vitamina E. O zinco está associado à produção de hormônios sexuais em homens e pode estimular a libido, o selênio é conhecido por ajudar na fertilidade em mulheres e a vitamina E melhora a parede do coração e das células e, consequentemente, estimula o fluxo sanguíneo, o que é bom para os órgãos sexuais.
  • Também acredita-se que as amêndoas promovem a paixão e agem como um afrodisíaco. Outra crença é de que elas são capazes de promover a fertilidade em mulheres e diminuir as chances de disfunção erétil em homens.

Adicione cebola e alho à dieta. O cheiro desses alimentos não é nada atraente, mas seus benefícios nutricionais podem melhorar a saúde sexual. A cebola pode ajudar a fortalecer os órgãos reprodutivos de ambos os sexos e, segundo crenças, o alho pode ajudar a aumentar a energia sexual, enquanto a cebola aumenta a libido.

  • A cebola é uma ótima fonte de minerais. Ela contém cromo, que ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, além de ajudar a produzir colesterol bom.
  • Ambos aumentam os níveis de testosterona em homens.

Coma mais peixes. Alguns peixes contêm quantias altas de ômega 3, uma gordura boa que é essencial para a saúde circulatória. A circulação sanguínea saudável ajuda a melhorar a saúde sexual, pois assim o sangue flui com mais facilidade para o pênis, clitóris e vulva. O ômega 3 também é essencial para a saúde das mucosas, como a vagina.

  • Os ômegas 3 DHA e EPA podem elevar os níveis de dopamina no cérebro, o que pode desencadear a excitação.
  • Coma peixes como cavala, atum, salmão e salmão selvagem. Eles são ricos em ômega 3.

Coma cenoura. A cenoura não é boa apenas para a saúde dos olhos. Ela também pode aumentar a saúde sexual, pois estimula a libido, além de conter uma quantia grande de vitamina A, que ajuda a produzir hormônios sexuais.

  • De acordo com um estudo recente, frutas e legumes amarelos e laranjas, principalmente a cenoura, podem melhorar a qualidade e a quantidade dos espermatozoides. Descobriu-se que a cenoura melhora a qualidade do esperma de 6,5 a 8%.

Incorpore mais folhas verdes. As verduras são importantes para a saúde sexual, pois elas contêm ácido fólico, que ajuda a promover a produção de espermatozoides e o desenvolvimento saudável dos fetos. Elas também melhoram a circulação ao limpar o sangue, o que ajuda a incentivar a excitação. As vitaminas do complexo B também aumentam a libido e o desejo sexual.

  • Coma couve, folhas de mostarda, rúcula e espinafre ou experimente outro tipo de verdura, como a alface, pelo menos uma vez ao dia.

Coma framboesa preta. Essa framboesa é um alimento afrodisíaco, pois é rica em fitoquímicos que estimulam o cérebro, aumentam a libido e a resistência sexual. Tente comer pelo menos 10 framboesas pretas algumas horas antes de fazer sexo.

Incorpore mais frutas e legumes de cor vermelha. Descobriu-se que tais alimentos promovem a saúde sexual. O tomate ajuda o homem a produzir menos espermatozoides defeituosos devido ao licopeno.

  • Outra fruta vermelha que é boa para a saúde sexual é o morango. A cor vermelha do morango é um estimulante sexual, e a fruta contém ácido fólico, o que pode ajudar a reduzir defeitos congênitos e aumentar a contagem de espermatozoides no sêmen.
  • A melancia, que tem a polpa vermelha, contém L-citrulina, um aminoácido que pode endurecer a ereção masculina. A melancia também pode aumentar o fluxo sanguíneo, ajudando a estimular a excitação em ambos os sexos.

Experimente o figo. Acredita-se que ele ajude na fertilidade e, mais importante ainda, aumente os feromônios, o que pode criar um clima entre o casal. Experimente comer alguns figos antes de ter um momento de intimidade.

Acrescente a pimenta-caiena. Essa pimenta e outros alimentos apimentados ajudam a melhorar a saúde sexual, pois contêm capsaicina, uma substância que ajuda a promover a saúde circulatória e o fluxo sanguíneo no pênis e no clitóris.

Incorporando os nutrientes certos para promover a saúde sexual

Aumente o consumo de vitamina C. Acredita-se que a vitamina C ajude a ampliar a libido e a circulação sanguínea. Ela é muito importante principalmente para mulheres, pois promove a estimulação sexual e a saúde feminina.

  • A vitamina C também ajuda a manter os espermatozoides saudáveis e com boa qualidade.
  • Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, no mamão papaia, no brócolis, em morangos, na couve-de-Bruxelas, na couve normal e em pimentões.

Aumente o consumo de vitamina A. A vitamina A é essencial para a produção de hormônios sexuais em homens e mulheres. Ela melhora o ciclo reprodutivo das mulheres e pode melhorar a saúde sexual dos homens promovendo espermatozoides saudáveis.

  • A vitamina A é encontrada na cenoura, na batata-doce, no brócolis e na aveia.

Veja se você tem carência de ferro. A deficiência de ferro pode ter consequências negativas na saúde sexual feminina, pois níveis baixos do mineral podem diminuir a libido, as chances de um orgasmo e a lubrificação.

  • Consuma cerca de 20 mg de ferro todos os dias. Ele pode ser encontrado na carne bovina, suína e de frango, em verduras escuras e no feijão.

Consuma menos gorduras saturadas. As gorduras saturadas podem entupir as artérias nos genitais, o que diminui o fluxo sanguíneo e impede a excitação e orgasmos. Elas também aumentam os níveis de colesterol ruim, o que diminui a libido e a performance sexual de modo geral.

  • Substitua as gorduras saturadas por gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), como as que são encontradas em abacates e nozes.
  • Não coma carnes gordurosas como bacon, salsicha e hambúrguer. Caso queira comer carne, prefira os cortes magros. Ao escolher um bacon ou salsicha, compre uma opção sem nitratos e coma com moderação.
  • Diminua o consumo de laticínios. Os laticínios também têm gorduras saturadas. Quando você comer queijo ou tomar leite, prefira as versões light ou desnatadas.

Adicione zinco. O zinco ajuda a diminuir o hormônio prolactina, que pode suprimir a libido. Ele também ajuda a promover níveis saudáveis de testosterona, o que é importante para homens e mulheres.

  • O zinco também ajuda a aumentar o número de espermatozoides no sêmen.
  • É possível encontrar o zinco na carne vermelha, em frutos do mar, no cordeiro, no cervo e nas aves. Ele também está presente no gergelim, nas sementes de abóbora e nas ervilhas.

Acrescente comidas com vitaminas do complexo B e magnésio. As vitaminas do complexo B, como o ácido fólico e a vitamina B6, podem ajudar a promover excelentes níveis de hormônios. A vitamina B6 ajuda na reprodução e fertilidade feminina, enquanto a B12 ajuda a estimular o desejo sexual em ambos os sexos, melhorando a qualidade do orgasmo.

  • O ácido fólico diminui a quantia de espermatozoides defeituosos.
  • Esses nutrientes são encontrados em vegetais, principalmente em verduras de folhas escuras, no feijão e nas leguminosas.

Mantendo um peso saudável

Emagreça. Ter uma dieta saudável pode aumentar a libido, já que a obesidade pode causar disfunção erétil, diminuir a testosterona em homens e levar à infertilidade em mulheres. Ao seguir um plano alimentar saudável, é possível emagrecer com segurança.

  • A obesidade também pode causar ansiedade, depressão e problemas de autoestima que podem afetar negativamente a vida sexual.

Coma alimentos naturais que não sejam processados. Ao evitar alimentos processados, também é possível eliminar o açúcar e o sal que são adicionados aos produtos e dar preferência a opções com mais densidade e qualidade nutricional. Comer alimentos naturais ajuda a eliminar da dieta a maioria dos itens que levam à obesidade, substituindo-os por alimentos saudáveis e naturais como frutas, legumes e carnes magras.

  • Prefira alimentos que estejam bem próximos da forma original. A alimentação natural ajuda a evitar agrotóxicos, antibióticos e hormônios que podem ser encontrados em comidas processadas que não são orgânicas. Esses aditivos perigosos podem afetar a saúde de modo geral e os hormônios.

Inclua carboidratos complexos. Pelos menos 80 a 90% dos carboidratos na sua alimentação devem ser complexos. Eles são recomendados para baixar o risco de diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade. Evite comer carboidratos simples.

  • Os carboidratos complexos estão presentes em alimentos integrais não processados, como grãos integrais, ervilhas, lentilhas, feijão e legumes.
  • Os carboidratos simples costumam ser encontrados em alimentos processados. Uma boa regra a seguir é nunca comer alimentos brancos (refinados), ou seja, pão branco, macarrão de farinha branca ou arroz branco. Também evite doces, biscoitos, bolos e outros petiscos do tipo.
  • Dessa forma, é possível controlar o ganho de peso, já que os carboidratos complexos levam mais tempo para serem digeridos e você se sente satisfeito por mais tempo, o que significa que come menos.

Diminua o consumo de açúcar. É preciso reduzir o consumo, evitando alimentos com adição de açúcar e preferindo alimentos não processados. Leia o rótulo dos produtos para saber a quantidade de açúcar presente em cada um.

  • Os carboidratos simples também incluem os açúcares adicionados aos alimentos industrializados, como glicose, sacarose, frutose e xarope de milho.
  • Alimentos processados contêm carboidratos simples e açúcares adicionados, o que pode elevar o risco de vários distúrbios, incluindo o ganho de peso.

Aumente o consumo de frutas e legumes. A ingestão de mais frutas e legumes pode ajudar a manter um peso saudável, por isso aumente o consumo de tais alimentos. Eles fornecem os nutrientes, vitaminas e minerais essenciais que o organismo precisa para ficar em ótimo estado de saúde.

  • Prefira alimentos orgânicos ao máximo. Faça essa escolha sempre que você puder, pois os agrotóxicos estão relacionados a problemas na saúde sexual.

Coma mais fibras. Aumente a ingestão de fibras comendo feijão, leguminosas e vegetais que, além de ótimas fontes do nutriente, também fornecem vitaminas e minerais (incluindo as do complexo B que são tão importantes) que potencializam a saúde sexual.

  • As fibras prolongam a sensação de satisfação, o que ajuda a conter a vontade de comer demais.

Coma carnes saudáveis. Ao comer carne, prefira as magras: aumente o consumo de aves sem pele e diminua o de carne vermelha.

  • Compre aves sem hormônios e antibióticos e que tenham sido criadas ao ar livre, ou seja, orgânicas.
  • Se você comer carne vermelha, prefira uma opção de gado que tenha sido alimentado com grama, sem hormônios e antibióticos.
  • Não coma a pele das aves, pois ela pode ser rica em gordura animal e também em hormônios e antibióticos.

 

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