Como perder peso da maneira saudável

Como perder peso da maneira saudável
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Descubra como perder o peso da maneira saudável, desde a introdução de mudanças gradualmente até a redução da ingestão de calorias. A maneira mais saudável de perder peso não é nem dietas de choque nem explosões de exercício. O corpo gosta de mudanças lentas em termos de alimentos e exercícios.

Por exemplo, alguém que não exerceu durante anos não deve se apressar a correr milhas por dia ou bater na esteira. Não só a luta para o fazer deixa você se sentir desanimado e desmotivado, você também é muito mais provável que se machuque e defina seus níveis de aptidão para trás.

Ver também: Como emagrecer: a melhor forma para evitar flacidez

O mesmo acontece com pessoas que de repente começam a ficar famintos. Dietas que restringem severamente as calorias ou os tipos de alimentos “permitidos” podem levar você a ser deficiente nos nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa.

Então, se você precisa perder peso, o que você deve fazer?

Necessidades de energia e perda de peso

Seu corpo usa comida para energia. Ele armazena qualquer excesso de energia como gordura. Isso significa que se você comer mais alimentos do que seu corpo precisa para atividades diárias e manutenção celular, você ganhará peso.

Para perder peso, você precisa fazer com que seu corpo use essas reservas de gordura. A maneira mais eficaz de fazer isso é:

  • reduzir a quantidade de calorias que você come.
  • aumentar seus níveis de atividade.

É por isso que os especialistas falam sobre perda de peso em termos de dieta e exercício.

Introduza mudanças gradualmente

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Um biscoito a mais por semana pode levá-lo a ganhar 5 libras por ano – corte esse biscoito fora de sua dieta e você perderá o mesmo valor.

Você também é mais provável que fique com, digamos, trocando leite cheio de gordura por semidesnatado ou fazendo tempo para o café da manhã todas as manhãs do que uma dieta que estabeleça regras para todos os alimentos.

Você deve pensar em perda de peso em termos de mudança permanente de seus hábitos alimentares. Embora os objetivos de perda de peso geralmente estejam definidos no prazo de semanas, o jogo final é manter essas mudanças ao longo de meses e anos, ou seja, mudanças de estilo de vida para a vida.

Aumente seus níveis de atividade

Alguém que aumenta a quantidade que exercem, mas mantém a mesma dieta e ingestão de calorias, certamente perderá peso.

Não importa se você odeia ginásios – mesmo o exercício leve, como uma curta caminhada de 20 minutos, será benéfico se feito na maioria dos dias da semana.

Toda vez que você se exercita mais do que o habitual, você queima calorias e gordura.

Existem muitas maneiras de aumentar a quantidade de atividade que você faz. Esportes de equipe, raquete de esportes, aulas de aeróbica, corrida, caminhada, nataçãoe ciclismo vão melhorar seus níveis de fitness. Se você precisa de alguma motivação ou apenas quer manter um olho em sua atividade, pode valer a pena comprar um rastreador de fitness.

Encontre algo que você gosta que é fácil para você fazer em termos de localização e custo. Você é mais provável que o construa em sua rotina e continue a exercer, apesar de perder inevitavelmente a estranha sessão por feriados, compromissos familiares, etc.

Sair e sobre no fim de semana. Deixe seu carro no carro e caminhe até as lojas. Tente incorporar caminhadas mais longas em passeios para o parque, costa ou campo e faça um piquenique, então você está no controle sobre o que você vai comer nesse dia.

Cada passo extra que você leva ajuda. Sempre use as escadas em vez do elevador, ou saia do ônibus uma parada antes do habitual e passe o resto do caminho.

Use intervalos comerciais entre programas de TV para se levantar e fazer exercícios, ou considere usar uma bicicleta de exercício na sala de estar enquanto assiste seu programa favorito.

Reduza o consumo de calorias

O que é excesso de peso?

  • Os médicos utilizam o IMC para avaliar o peso.
  • Um IMC de 18,5 a 25 é saudável.
  • Se você tem um IMC de mais de 25, você está com excesso de peso.
  • Mais de 30 é obeso.
  • Mais de 40 é obeso mórbido.

Para calcular o seu IMC, você precisará conhecer seu peso em quilos e sua altura em metros, e siga o exemplo abaixo.

  1. Multiplique sua altura por si só, por exemplo, 1.7×1.7 = 2.89.
  2. Divida seu peso (por exemplo, 80 kg) por esta figura.
  3. 80 ÷ 2.89 = 27.7.

27.7 é o IMC.

Se você está acima do peso, você não pode continuar com seus hábitos alimentares atuais, se você realmente quer perder peso.

Não é possível reduzir a gordura corporal enquanto come muita comida, bolos e doces. Isso não significa que você nunca pode ter nenhum deleite, mas você precisa aprender a limitar esses alimentos a pequenas quantidades – digamos, para ocasiões especiais.

Em termos de perda de peso, você pode fazer com que seu corpo use reservas de gordura existentes, comendo menos e fazendo escolhas mais saudáveis.

Isso não significa dieta de choque (nada menos do que 1500 calorias), o que geralmente acaba com você, tornando-se mais fraco ou desistindo em desespero. As dietas rápidas podem levar a um efeito de perda drástica de peso, seguido de ganho de peso, resultando em um ciclo vicioso.

Não há atalhos para perder peso de forma saudável e razoável.

Comer 300 a 500 calorias por dia deve levar a uma perda de um a dois libras por semana. Este é um alvo realista. Pode parecer lento, mas aumentaria a perda de peso de mais de três pedras em um ano.

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