Como Reagir à Infidelidade (IMPERDÍVEL)

Diante da descoberta da infidelidade, não há boas reações: fazemos o que podemos. No entanto, existem algumas capturas para aguentar para avançar. Até a possível reconstrução de seu casal. O ponto com Martine Teillac, psicanalista e psicoterapeuta.

Estou chorando um bom tiro

Acabamos de saber que nosso homem foi infiel. Se ele foi visto em outro lugar uma vez ou dez, dez vezes ou cem, a conclusão é (quase) a mesma: dói muito mal. “Isso é uma má notícia e, entre os piores, apresenta Martine Teillac, psicanalista e psicoterapeuta. Então nos permitimos quebrar: choramos, telefonamos amigos, batemos a porta da raiva … “. Quando somos enganados, não podemos negar, não enfrentamos uma ruptura que nos recusamos a ver, por exemplo. Nós recebemos um golpe na cabeça, um real, impossível de ignorar.

O primeiro passo é deixar as lágrimas virem e receber sua tristeza sem tentar ir mais longe. O tempo ainda não está em foco. “Cada um reage à sua maneira, o mais importante é esperar que a calma volte a si e depois aja”, aconselha Martine Teillac. E como testemunha Anne-Sophie, 31, que descobriu aa infidelidade do marido: “Chorei por três dias, sem parar, na casa de um amigo. Eu queria fazer tudo peidar e ir encontrar a garota que meu marido participou. Meu amigo estava me segurando. Hoje eu entendo. Era importante que eu esvaziasse minha raiva e tristeza antes de fazer qualquer coisa.”

Eu persigo a culpa e a vergonha

Dois grandes sentimentos nos invadem quando aprendemos a ser enganados: culpa e vergonha. Claro, esses são dois sentimentos a serem esmagados. “Para não se sentir culpado, devemos lembrar que em um casal somos dois”, diz Martine Teillac.

Parece estúpido, mas ambos são responsáveis ​​quando surge uma infidelidade. O outro não foi visto em outro lugar por causa de nós. Ou não só. Não devemos esquecer que ele está em falta, que ele agiu de livre e espontânea vontade.

Muitas vezes, a preocupação com a comunicação permanece no casal, a outra queria ver em outro lugar e não sabia como falar sobre isso. Talvez sim, nosso modo de ser não o ajudou a se comunicar conosco, mas ele também não tem o esforço. Então a vergonha, finalmente, também é muito comum. Julie, 35, testemunha “Quando ouvi que ele estava me traindo, não ousei me mover, falar, fugir. Eu estava tão envergonhado de quem eu era na época … “A vergonha isolada e isolada é a pior coisa que pode ser infligida a essa provação. Você tem que cercar-se de seus entes queridos, ousar pedir apoio.

“Se todas as pessoas enganadas se envergonhassem, não haveria muitas pessoas nas ruas!” Martine Teillac brinca. No máximo, repetimos que são dois sentimentos inúteis que não levam a parte alguma. Talvez eles permaneçam em nós, mas não importa, nós fazemos este exercício: assim que eles vêm à mente, nós pedimos que eles sejam vistos. não haveria mais gente nas ruas! Martine Teillac brinca.

No máximo, repetimos que são dois sentimentos inúteis que não levam a parte alguma. Talvez eles permaneçam em nós, mas não importa, nós fazemos este exercício: assim que eles vêm à mente, nós pedimos que eles sejam vistos. não haveria mais gente nas ruas! Martine Teillac brinca. No máximo, repetimos que são dois sentimentos inúteis que não levam a parte alguma. Talvez eles permaneçam em nós, mas não importa, nós fazemos este exercício: assim que eles vêm à mente, nós pedimos que eles sejam vistos.

Eu recupero minha estima

Se a culpa e a vergonha nos invadem com tanta facilidade, é porque nossa autoestima nem sempre está no seu melhor, mas, acima de tudo, porque está enfraquecida em tal teste. “No entanto, ser enganado não põe em causa o nosso valor intrínseco”, explica Martine Teillac. Ser enganado não faz de nós uma garota pobre … “Claire, que foi enganada, confia nela e sabe o que quer.

Assim, diante da infidelidade, ela bateu a porta, segura de si: “Eles não fazem isso comigo. Eu não aceito isso. Mas reagir desta maneira é difícil, claro. Nosso objetivo é reinicializar e ganhar autoestima. Somos uma pessoa boa, que não merece ser traição" rel="nofollow" target="_self" >traída, que tem suas falhas, mas também muita qualidade. Claire frequentemente repete “Eu sou Claire, droga, e eu tenho que me respeitar! “.

É essencial, pouco a pouco, retornar a si mesmo, fechar gentilmente o envelope, refugiar-se em nosso mundo interior, aquele que nos lembra de como é bom quem não pode tolerar a infidelidade. Isso não significa que não vamos perdoar, mas significa que vamos perdoar.

Faça o ponto … e perdoe

Uma vez que tenhamos chorado bem e nos encontrado, podemos fazer um balanço do nosso relacionamento. A primeira pergunta a fazer é: “Como meu casal evoluiu com o tempo? “Propõe Martine Teillac, para entender como chegamos lá ambos. Mais uma vez, não estamos nos acusando. Encontramos respostas para estudar com o parceiro dele. “Então, imaginamos o nosso futuro com ele em caso de perdão”, aconselha Martine Teillac. Esse contratempo vai escurecer nosso casal? Viverei o relacionamento serenamente? “.

Porque reconectar a confiança aos outros nunca é fácil. Mas para conseguir isso, é preciso sentir que ele merece isso. Isso ajuda a recuperar a vantagem. É necessário, sem tentar jogar também, colocar o outro à prova, explicar-lhe claramente que não se perdoa facilmente, “castigá-lo” por não começar de novo. Você tem que tomar uma posição assertiva, caso contrário, o outro se sente ligado e o novo compromisso não tem sentido.

Devemos buscar juntos como melhorar seu relacionamento e não reviver isso. “O mais importante é ver se o casal ainda estimula projetos conjuntos”, conclui Martine Teillac. Sem isso, o perdão não apaga a mancha.