Como ser Menos Emocional em um Relacionamento

Você já se encontrou com lágrimas ou gritou com seu parceiro, perguntando-se como as coisas escalavam tão rapidamente? Você pode ser um pouco emocional. Não se abalar – isso acontece com todos! No entanto, é importante que você controle essas emoções para um relacionamento mais feliz.

Aprenda a aceitar e processar suas emoções de forma não judiciosa. Mantenha a calma e ouça seu parceiro, especialmente durante argumentos acalorados. Finalmente, tente desenvolver uma perspectiva mais positiva para que você se sinta mais confiante em si mesmo e em seu relacionamento.

Processando suas Emoções


Identifique suas emoções com cuidado e especificamente. Antes de poder trabalhar com emoções negativas, você precisa identificá-las. Imagine que você está escrevendo um relatório sobre suas emoções e você precisa ser o mais detalhado possível. Você não deve apenas pensar sobre o tipo de emoção, mas também sobre a intensidade dessa emoção.

 

  • “Upset” é uma maneira bastante vaga de descrever seu estado emocional. Digite mais fundo para encontrar um identificador mais específico, como “profundamente desapontado”.
  • Ao invés de dizer que você se sente “bem”, você poderia descrever-se como se sentindo “extasiado” ou “relaxado”.
  • Lembre-se de que você não é suas emoções. Uma emoção é uma condição temporária, bem como um sistema meteorológico que passa. Em vez de dizer “estou com raiva”, diga “sinto-me bravo agora mesmo”.

 

Observe suas emoções sem se julgar. Se você está com raiva de seu parceiro, deixe-se sentir com raiva. Não tente suprimir suas emoções, nem se espancar para sentir uma certa maneira. Você é apenas humano! Em vez disso, deixe-se sentar com os pensamentos e sensações que acompanham a emoção. [2] Permita-se explorar as emoções e experimentá-las completamente, em vez de tentar suprimi-las.

 

  • Observe as estranhas sensações físicas que acompanham a emoção, como o aperto do seu peito ou a batida rápida de seu coração. [3]
  • Você pode pensar: “Ok, estou com raiva de John porque ele se esqueceu de ligar quando ele chegou no hotel. Está certo sentir-se bravo – não significa que eu esteja sendo uma namorada louca “.

 

Descubra por que você está se sentindo chateado. Uma vez que você identificou e observou suas emoções, é hora de um pequeno trabalho de detetive. Tenha cuidado para não projetar sentimentos decorrentes de seus próprios problemas para o seu parceiro.

 

Faça-se algumas perguntas para determinar de onde os sentimentos estão vindo. Por exemplo, o que exatamente desencadeou sua reação? Você está louco por sentir-se desrespeitado pelo seu parceiro, ou a sua raiva tem mais a ver com um dia difícil no trabalho?

 

  • Se você se sente com ciúmes, pergunte-se se seu ciúme é o resultado de dores passadas. Pense sobre seus relacionamentos com familiares, amigos e ex. Todas as feridas desses relacionamentos explicam seus sentimentos de ciúme atual?

 

Evite se preocupar com suas emoções negativas. Preocupando-se com os detalhes das lutas passadas ou “o que é que” pode te deixar um pouco louco. Em vez disso, coloque os conflitos passados ​​atrás de você e se concentre no presente.

 

  • Diga a si mesmo: “Ok, essa conversa não foi tão bem quanto eu planejei, e estou me sentindo ansiosa por isso. No entanto, não há nada que eu possa fazer agora para mudar o que aconteceu. Vou tentar gerenciar melhores argumentos no futuro “.

 

Consulte um médico se você tiver dificuldade em regular suas emoções. Se você luta com seu humor ou experimenta baixas ou baixas emocionais extremas, pode haver uma razão física subjacente. Por exemplo, distúrbios da tireoide podem causar distúrbios do humor, como ansiedade, depressão ou mudanças de humor. [8] Fale com o seu médico sobre o que está experimentando e trabalhe em conjunto para criar uma solução que funcione para você.

 

Tendo calma e Conversas Produtivas

 

Discuta suas emoções com seu parceiro usando instruções “I”. Comunique suas emoções ao seu parceiro de forma calma e não acusatória, usando declarações “I”. Essas declarações úteis ajudam você a se apropriar de suas emoções enquanto deslocam a culpa de seu parceiro.

 

  • Em vez de dizer: “Você está me deixando louco com seus gritos”, você deveria dizer: “Eu me sinto chateado quando você levanta sua voz para mim”.
  • Em vez de “Você está enganado!” Tente, “eu não concordo com você”.
  • Concentre-se em seus próprios sentimentos e perspectiva sobre a situação, em vez de atacar ou culpar seu parceiro.

 

Ouça seu parceiro sem se defender. Estar irritado e defensivo é uma reação natural, mas tente ouvir o que seu parceiro realmente está tentando dizer. Faça o seu melhor para ver a situação do ponto de vista do seu parceiro.

 

  • Se o seu parceiro acusa você de não se importar com eles, não grite novamente que eles estão sendo irracionais. Ouça-os. Talvez você não tenha sido o melhor parceiro ultimamente, porque você esteve tão ocupado com a escola. Isso não significa que você é uma pessoa ruim, mas pode ser hora de fazer algumas mudanças.
  • Se você perceber que está errado, assumir a responsabilidade e admitir isso. Tente aprender com a experiência no futuro.

 


Fale baixo. 
Aumentar a sua voz pode fazer com que um argumento gire fora de controle. Mantenha sua voz firme e calma. As possibilidades são, você terá uma conversa mais bem-sucedida.

 

Evite linguagem corporal agressiva. Se você está se perguntando por que seu parceiro parece tão reativo, dê uma olhada no seu idioma corporal. Você está cruzando os braços, tocando seus pés ou apertando os punhos? Essas ações podem fazer você parecer hostil, o que pode fazer com que seu parceiro reaja de forma hostil por sua vez.

 

  • Em vez disso, mantenha seus braços e ombros relaxados, mantenha a cabeça erguida e faça contato visual. Você pode se sentir mais relaxado já!

 

Prática falando lentamente. Se você se encontra arrumado e agitado, tente diminuir o seu discurso. Falar mais devagar irá ajudá-lo a se sentir menos ansioso, dar-lhe tempo para pensar sobre o que está dizendo e ajudar seu parceiro a entender melhor.

 

  • Se você tiver dificuldade em abrandar, pratique escrevendo o que quiser e lê-lo em voz alta. Rompe seu discurso em frases curtas, e pause para respirar profundamente após cada frase.

 

 

 

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