Comunique-se de Forma Eficaz: 10 Truques que podem Salvar suas Relações

Quão importante é comunicar?  É uma necessidade fundamental, sem comunicação não sabemos como nos relacionar com os outros. Hoje tornou-se quase uma obsessão real, todos nós somos levados a comunicar de alguma forma, que são e-mails, chamadas para o telefone que agora é onipresente nas mãos de muitas pessoas, muitas vezes prontas para escrever alguma coisa.

Muitas vezes, quando falo com as pessoas, uma das coisas que ouço com mais frequência é que elas gostariam de melhorar sua comunicação com seus maridos, filhos, namoradas, amigos, enfim, com alguém significativo. Quase todo mundo gostaria de se comunicar melhor, mas muito poucos sabem como se comunicar efetivamente de forma eficaz. Saber se comunicar em teoria é muito diferente de saber como fazê-lo.

Eu não sei se isso já aconteceu com você, mas na minha vida algumas relações quebraram por causa de erros, às vezes triviais, que eu cometi enquanto me comunicava com alguém. Pretendo revelar 10 regras que exigem menos de 5 minutos para tornar você imediatamente um comunicador mais eficaz.

Ver também: Razões para Lutar por seu Casamento e Reconquistar (O GUIA COMPLETO)

Esses são “truques” que aprendi, descontando na minha pele os erros cometidos no relacionamento com os outros

Primeiro, tente entender e entender a outra pessoa, em vez de querer que ela nos entenda primeiro. No momento em que o outro se sentir compreendido, ele tentará nos entender.

Talvez agora você esteja pensando: “Mas, querido, é óbvio, não é?”  Sim, claro, mas quantos sabem, eles realmente fazem isso?

Então, se você quiser entender o que o outro está dizendo, assuma que você está certo e peça a ele para ajudá-lo a ver as coisas da perspectiva dele. Esforce-se para realmente ouvir o outro quando ele fala com você. Em vez de pensar em como dizer o seu imediatamente, ouça se puder.

O ideal é que você ouça 80% do tempo e fale apenas pelos 20% restantes. Depois de uma declaração como essa, talvez alguém fique um pouco aborrecido.

“Mas como eu quero me colocar no centro das atenções, falar, ser ouvido, e você em vez disso me diz para ouvir primeiro?”
 Tente por uma semana e veja o que acontece … você ficará surpreso, eu garanto a você!

Nunca interrompa o alto-falante para dizer o seu!
Pare de interromper o outro quando ele fala e deixe-o falar, e depois que ele terminar de falar, antes de abrir a boca, ele deixa passar um minuto em silêncio para lhe dar a chance de acrescentar outra coisa. Deixe espaço para o outro.

Você sabe o que eu sei muitas vezes quando vejo outras pessoas falando? Eles não fazem nada além de parar e conversar um com o outro. Você percebe que eles não ouvem um ao outro e não podem esperar para contar a eles! Quando estamos dentro de uma discussão, não percebemos, mas ver o exterior é uma situação triste, é como uma dança que, em vez de ser harmônica, é interrompida continuamente.

Eu chamo isso de fenômeno de gritar para surdos. Duas pessoas surdas gritam uma para a outra sem se incomodar em ouvir a outra. Se eu começar a notar essa dinâmica, você ficará surpreso ao descobrir o que acontece entre pessoas que se conhecem há muito tempo e por pessoas que acabaram de se conhecer.

Evite antecipar as palavras que você está prestes a dizer, mesmo se achar que as conhece, guarde-as para si mesmo.
Esta é também uma maneira de não interromper a outra pessoa. E então, antecipando, mesmo se você acha que está ajudando a outra pessoa a encontrar uma palavra, é como se estivesse dizendo que não é inteligente o suficiente para ser capaz de fazer isso sozinho.

Evite completar os discursos do outro.
Essa é a consequência natural do ponto anterior. Na maioria das vezes eu me vi completando os discursos de outra pessoa convencida de que ele sabia o que ele estava prestes a me dizer, adivinhe? Eu estava errado! Espero que você não cometa meu próprio erro e deixe o outro falar. Desta forma, ele vai sentir que ele deixa seu espaço sem invadir.

Evite dar explicações não solicitadas.É um hábito desconcertante, porque a outra pessoa pode não estar realmente interessada em conhecê-los, e então parece que você é uma vítima.

Pare de se comportar como se o outro fosse um idiota só porque você não compartilha sua maneira de “sentir”, pensar ou raciocinar.
O ponto de vista do outro, precisamente porque muitas vezes é diferente do nosso, pode nos enriquecer. E talvez isso nos faça descobrir que a outra pessoa é muito mais inteligente do que pensávamos. A comunicação é eficaz apenas quando ambas as pessoas têm um interesse ativo e ativo em estar em contato e prestar atenção umas às outras …

Então evite continuar a falar só porque você não terminou de contar tudo o que você tem em mente para dizer.
Muitas vezes o orador continua fazendo isso mesmo quando o ouvinte não está mais em contato com o orador! Nada mais inútil.

Evite palavras que tenham associações negativas.Ao invés de dizer “eu só roubo um minuto”, ou “posso te incomodar por um momento?”, em vez disso, ele pergunta: “Olá, como vai você? É uma boa hora para você … “. Termos como “roubar” e “perturbar” que são usados ​​na comunicação falada e escrita não são realmente muito úteis. Quem de fato gostaria de ter algo roubado?

Use a escuta ativa.A escuta ativa não é simplesmente ouvir o que o outro está dizendo e participar ativamente do diálogo, ouvindo atentamente. O ouvinte ativo é aquele que primeiro sente as emoções do outro presente por trás de suas palavras.

Para pegar as emoções do outro, entre em contato com o seu. O que você sente por dentro quando o outro fala com você? O que você percebe o outro sente quando você fala? Treine-se para reconhecer mais e mais essas emoções, tente, por exemplo, parar e dar um nome às emoções que você sente durante o dia. Isso ajudará você a reconhecê-los nos outros.