Dicas de maquiagem sobre mudanças de pele na gravidez

A gestação é um momento mágico na vida de qualquer mulher. É uma época de extrema mas também muitas mudanças, inclusive na pele. A pele da gestante pode realmente ficar mais bonita e iluminada, o que é resultado da oleosidade extra que é conferida a pele nesta época.

Portanto, quem já possuía a pele oleosa pode sentir-se ainda mais oleosa e sofrer com o aparecimento de acne. Digamos que este aumento principalmente da oleosidade, é culpa dos hormônios que atuam na gravidez.

Mesmo sendo alterações normais e que geralmente desaparecem espontaneamente depois do parte, no momento da gestação podem gerar muita angústia a gestante. Portanto, podemos aqui dismistificar algumas crenças que não são verdadeiras, e explicar sobre estas mudanças na pele.

Ver também: Dicas de maquiagem para idosos

Porém, para a felicidade de todas, a maquiagem está liberada na gravidez. Claro que a qualidade e os componentes dos produtos devem ser bem observados, porém ela não é contra indicada nesta época.

Citaremos a seguir uma série de dicas para uma pele mais bonita e saudável na gravidez. O que é permitido e o que não é nesta época tão bonita e especialidades na vida de uma mulher, mas que inspira cuidados, tanto para o bem estar da mãe quanto do bebê.

Cuidados permitidos (e indicados) na gravidez.

Limpeza de pele: dermatologistas afirmam que a limpeza de pele pode ser feita na gravidez, porém evitando o uso de ácidos, pois a pele os absorve. Entretanto ela deve e pode ser feita.

Comunique a sua esteticista que você está grávida. É necessário usar filtro solar após a limpeza, pois a pele fica um pouco mais fina, correndo o risco do aparecimento de manchas. Estas manchas também são chamadas de melasmas, e podem ocorrer devido as alterações hormonais da gestação.

Filtro solar: este é um produto que deve ser utilizado com muita frequência em toda a gestação. A pele da gestante é suscetível ao aparecimento de manchas escuras, o filtro solar ajudará muito na prevenção das manchas.

Dieta: a dieta também é importante para a manutenção da boa saúde da pele. A maior recomendação é o equilíbrio, porém a gestante deve investir mais em vitaminas como ácido fólico, zinco, cobre, vitamina B6, A, De, E e K. Ingerir com mais frequência frutas, verduras, legumes, cereais integrais, laticínios e carnes. E para manter a saúde da pele não podemos esquecer do consumo de água, no mínimo, 2 litros por dia.

Produtos para acne (secativos): estes produtos, em sua maioria, não tem indicação na gravidez. Muitos dos componentes contidos em sua fórmula possuem ácidos ou componentes que, quando são absorvidos pela pele, não são seguros para o bebê. Portanto, se você está sofrendo com acne na gestação, consulte um dermatologista para que ele indique um produto que seja seguro para você.

Dicas importantes de maquiagem na gravidez

Na pele da gestante podem surgir os melasmas (manchas escuras) no rosto. Para esconder estas imperfeições com maquiagem, recomenda-se o uso de um Corretivo de pigmento amarelo, que é ideal para cobrir este tipo de mancha. Entretanto, não exagere demais no corretivo, ele tende a acentuar as pequenas rugas, principalmente na região dos olhos.

Sempre que for comprar maquiagens, deve-se estar atenta às mudanças que sua pele esta passando. Exemplo: você sempre teve a pele mista mas agora ela está mais oleosa, prefira produtos para pele oleosa, observe se tem melasmas ou se está com acne. Esta observação na hora da compra vai te salvar na hora de fazer a make.

Para a região dos olhos, é ideal utilizar produtos hipoalergênicos e sem perfume. A ocorrência de alergias pode estar aumentada nesta fase.Uma boa dica é utilizar produtos de maquiagem, como blush, bases e pó compacto, de origem mineral, pois além de dar um aspecto mais natural a pele estes produtos possuem menos conservantes químicos.

Tente não usar muita maquiagem, pois quando a temperatura sobre um pouco a gestante fica mais suscetível a transpiração, o que não é nada legal para o seu look. Os demaquilantes devem ser suaves e sem adstringentes, e o ideal é utilizar um demaquilante para o rosto em geral e outro para a área dos olhos.

Esteja atenta ao Parabeno, é um conservanteencontrado em muitos, cosméticos, e já foi associado a casos de aborto espontâneo e mau desenvolvimento fetal.

O batom vermelho também é um caso particular. Há evidências que em sua composição há o metalalumínio e outros ácidos que podem ser prejudiciais ao bebê. Na dúvida é bom evitar.

Veja também a formulação do seu rímel e verifique se já estes componentes: formaldeído, uréia, acetato ou nitrato. Todos são componentes do mercúrio, que também pode ser prejudiciais ao bebê.

As olheiras também podem ser frequentes na gravidez, devido aos enjoos matinais e cansaço excessivo. Para disfarçá-las, utilize um corretivo um pouco mais claro que o seu tom de pele e de leves batidinhas com os dedos. Para melhor resultado, neste caso, passe o corretivo após a aplicação da base.

É possível disfarçar o inchaço com alguns truques de contorno, como por exemplo sombrear as laterais do nariz com um pouco de sombra marrom e blush bronze, e também os buraquinhos das bochechas. Só tome cuidado para não exagerar. Use um pincel grosso para criar um efeito sutil de sombreado.

Para melhorar a expressão de cansaço, principalmente na reta final da gravidez, abuse da máscara de cílios. Também aposte no blush e com cores que deixem sua pele com um ar de saúde, que é o caso do rosa e do laranja.

Consulte o seu médico

Não se esqueça de consultar sempre o seu médico, tanto obstetra quanto o dermatologista se você perceber qualquer alteração em sua pele ou tiver sintomas que não tinha antes e associar a algum produto de pele ou maquiagem.

Não se esqueça que seu corpo está passando por grandes mudanças, os hormônios estão a flor da pele e qualquer componente, podendo ser da maquiagem ou não, podem gerar reações. Portanto, esteja sempre atenta.