Dicas para se Recuperar Depois de um Rompimento (GARANTIDO)

Muitos casais estão se separando hoje em dia e ficaríamos quase tentados a banalizar o rompimento. No entanto, a separação do amor é um dos eventos de vida mais difíceis de superar. Experimentar uma ruptura pode ser comparado à experiência de uma morte porque o processo de luto é muito real. O ex, embora ainda vivo, não faz mais parte da nossa vida e devemos reaprender a viver sem ele. Quando começamos como um casal, podemos nos projetar rapidamente e imaginar compartilhar toda a nossa vida com a pessoa que amamos.

Fazemos projetos, mais ou menos a longo prazo, sonhamos juntos, uma família, viajar, etc. A ruptura nos faz descer de repente de nossa nuvem e nos envia de volta para enfrentar todos esses projetos e todos esses sonhos. Nosso mundo está em colapso e, para não ficar muito danificado pelos escombros, precisamos encontrar novos rolamentos para reconstruir outra coisa. Aqui estão algumas dicas para iniciar o trabalho com serenidade e construir uma base sólida.

Aceite totalmente o seu sofrimento para se recuperar depois de um rompimento

A ruptura provoca em nós montes de emoções desagradáveis ​​como tristeza, raiva ou culpa. Seja o que for que você sinta, é importante ser gentil consigo mesmo e aceitar a si mesmo com todas essas emoções, mesmo que as perceba como negativas. Se você os evitar, você só vai atrasar o momento em que você terá que aceitá-los e você será capaz de lamentar e seguir em frente.

O luto inevitavelmente acompanha a tristeza. Aceite ter sua cabeça em suas meias e não se jogue na primeira pessoa que venha ou em todas as ocasiões para se divertir para esquecer. É claro que é importante mudar de ideia, mas também é muito importante que você tenha momentos sozinhos consigo mesmo para poder viver suas emoções. Se você tiver dificuldade para investigar e se conectar às suas emoções, escreva o que sente, por exemplo, em um caderno.

Aprenda a gerenciar a ausência do outro

“Um está sentindo sua falta e tudo está despovoado”. Esta citação ilustra perfeitamente o nosso propósito. Às vezes sentimos que não poderemos viver sem a presença do nosso ex em nossas vidas. De fato, o outro se torna um marco quando se constrói um relacionamento romântico. Sem o seu marco, você se sente como um barco no mar que não tem farol para guiá-lo. Mas com o tempo você vai reconstruir outro farol. O tempo está fazendo maravilhas e a falta que você sente hoje será uma vaga lembrança daqui a pouco.

Neste período de reconstrução, é importante parar todo o contato com o seu ex, porque seria muito tentador recuperar essa pessoa em sua vida. Também elimine do seu campo de visão qualquer objeto que possa lembrá-lo do seu ex. É como em uma clínica de reabilitação, onde o alcoólatra quer se livrar do álcool. Deve parar qualquer consumo do produto, sob pena de recaída imediatamente. Se além disso o deixar garrafas de álcool abaixo do nariz, é provável que mergulhe novamente.

Tente entender por que o relacionamento não funcionou

Entender o que aconteceu no relacionamento e o que levou ao rompimento permite que você lamente mais rapidamente. Quando as perguntas permanecem, é difícil dar sentido ao evento e integrá-lo ao nosso caminho de vida, como um passo difícil do qual saímos mais fortes. Às vezes as explicações não podem vir umas das outras e esperar por ele é um beco sem saída. É então necessário fazer um trabalho sobre si mesmo, questionar a si mesmo e dar-se sentido à ruptura, sem esperar nada do outro. Você não pode fazer o seu luto depender um do outro. Analisar as razões de um rompimento e criticar o seu ex, sem idealizá-lo, também permite evitar cometer os mesmos erros.

De fato, se a história não funcionou, há uma boa chance de que seu ex seja uma pessoa que não combina com você. Talvez você o tenha escolhido pelos “maus motivos”. Por exemplo, uma mulher que foi desvalorizada pelo fato de seu pai ser pequeno é susceptível de ser atraída apenas por homens que a menosprezam ou menosprezam, porque, paradoxalmente, é familiar e reconfortante.

Por outro lado, é muito ruim para sua confiança e autoestima. Talvez fosse interessante para ela se voltar para outro tipo de homem para construir um relacionamento satisfatório a longo prazo. Para fazer isso, às vezes é necessário fazer algum trabalho sobre autoestima primeiro. Cabe a você sentir se é bom para você ou não.

Aproveite o tempo para chorar

Em nossa sociedade, onde tudo está indo rápido demais, muitas vezes é difícil fazer a nossa comitiva aceitar nossa necessidade de dedicar um tempo para digerir uma pausa. No entanto, todos têm seu próprio ritmo e é importante respeitar a si mesmo e não fazer coisas para agradar os outros. Se você não quiser sair, veja o mundo ou a festa, não se force e faça o que é certo para você. Dependendo da intensidade do relacionamento que vivemos, o período de luto é mais ou menos longo e pode variar de algumas semanas a vários meses. A ideia não é virar a página mais rápido e a qualquer custo, mas ter tempo para reconstruir.

Você tem o direito de ficar em sua casa chorando em frente a um filme romântico enquanto come sorvete de chocolate como um Bridget Jones. Você também tem o direito de não querer se relançar em um novo relacionamento. É importante encontrar-se consigo mesmo por um tempo e aprender ou reaprender a viver sozinho para não cometer os mesmos erros novamente.

Quando você não está sozinho, corre o risco de escolher seu parceiro padrão e de manter um relacionamento que não lhe agrade. A melhor maneira de ser feliz com alguém é começar sendo feliz sozinho. Assim, a presença do outro é uma escolha, não uma necessidade.