Divórcio (Imperdível)

Eu não posso identificar o momento exato em que tudo começou a desmoronar, mas quero dizer que começou quando estávamos escolhendo o serviço de prato lista de casamento.

Lembro-me daquele dia como se fosse ontem, pare no meio da loja para discutir os pratos a serem selecionados com aquele leitor idiota de código de barras. Ele queria algo simples e despretensioso. Eu estava mais inclinado a fantasias e cores. Achei que estávamos simplesmente sobrecarregados pelo estresse do casamento. Todos os casais discutem durante esta fase; ou pelo menos é o que as revistas disseram.

Mas esses pratos eram uma metáfora para o nosso relacionamento. Basicamente, éramos duas pessoas muito diferentes. Infelizmente, percebemos isso com quatro meses de atraso.

Eu deveria ter cancelado o casamento pelo menos uma dúzia de vezes antes de pronunciar o nosso “eu quero”, mas eu não fiz isso. Eu puxei para frente porque eu acreditava na mentira que as revistas de noiva tinham aparado para mim: que tudo se tornaria mais fácil depois de ter eliminado o estresse organizacional. Foi o suficiente para superar o grande dia e nossas vidas voltariam aos trilhos.

“Vamos parar com isso” não é realmente o mantra que você quer repetir quando cruza a nave, mas foi o refrão que ressoou na minha cabeça enquanto meu pai me acompanhava até o altar.

Nossa vida como marido e mulher começou da maneira que mais lhe convinha: choveu durante quase toda a lua-de-mel. Nós estávamos molhados e aborrecidos quando nós nos achamos discutindo novamente para alguns pratos em uma loja de recordação mexicana pequena. Eu tinha me apaixonado pelas cores brilhantes e estampas astecas que nos cercaram durante a nossa estada no México, mas ele parecia querer uma casa sem cores.

A briga continuou no voo de volta e durante as primeiras semanas de casamento. Em vez de celebrar nossa recém-descoberta liberdade da organização do casamento, começamos a buscar a liberdade um do outro.

Depois de um mês de casamento, encontrei-me sentado na cama comendo sushi, enquanto meu marido estava em algum lugar, mas não em casa comigo. Depois de um mês de casamento, sozinho em nossa cama, procurei no Google por “conselheiros matrimoniais” em nossa área e “como obter um cancelamento”.

No mês seguinte, passamos a busca pela solução ideal que salvaria o casamento. Ele disse que iria parar de ir ao bar todas as noites com seus irmãos solteiros. Prometi fazer coisas mais divertidas e gastar menos tempo no trabalho. Por um tempo, trabalhamos duro, apenas para voltar aos nossos velhos hábitos.

Então começamos a gritar e a discutir e depois a gritar de novo perguntando como chegamos lá. No final, marquei uma consulta com um conselheiro matrimonial, mas no dia anterior ele me ligou quando entrei no escritório.

“Eu nem sei se quero que esse casamento funcione”, confessou. Eu sabia o que ele queria dizer.

Os pratos estúpidos objeto da briga foram embalados no quarto de hóspedes. Possível que nosso casamento tenha chegado ao fim mesmo antes de ter guardado os presentes? Ainda havia pedaços de papel vegetal presos com fita adesiva ao lado de uma das caixas. Eu já havia notado o dia da mudança, quando ele atravessou a sala carregando-os.

Foi minha mãe que me acompanhou ao advogado de divórcio. Ele era um homem gentil, ele lentamente me entregou um pacote de lenços na mesa quando comecei a chorar. Minha mãe também me levou a um bar a caminho de casa. Ficamos sentados às duas da tarde de uma terça-feira e ela colocou uma cerveja gelada nas minhas mãos quando comecei a chorar de novo.

Eu nunca tinha sido tão infeliz na minha vida como no ano que culminou com aquela tarde no bar, mas o fim do casamento nunca tinha sido a solução esperada. Eu pensei que casar tinha sido uma escolha errada desde o começo.

Raiva logo seguiu. Eu senti que eles me enganaram para casar com um homem que não tinha intenção de ficar comigo. Imaginei-o como um “ladrão do tempo” que havia me roubado anos passados ​​e daqueles que estavam por vir.

Mas a culpa também me dominou. O que eu poderia ter feito diferente? Onde eu estava errado? Eu deveria mudar por ele? Mudança para sua família que nunca me considerou?

Eventualmente, a realidade dos fatos saiu, que incluiu uma conta em vermelho e outras mulheres. O sentimento de culpa levou-me a culpar-me pelo fracasso do casamento em me perguntar por que não entendia que isso havia sido passado desde o começo. A raiva foi reacendida; Eu era cego ou simplesmente estúpido?

Os dias e semanas após o divórcio do homem que tinha sido meu marido por quatro meses estavam cheios de tristeza e constrangimento. Eu me enterrei na casa o tempo que for necessário, esperando que as notícias se tornassem de conhecimento público.

A tristeza veio e foi. Com o tempo, percebi que estava chorando por algo que nunca existiu. O homem por quem eu tinha me apaixonado e que havia concordado em se casar não era aquele que eu dissera “Sim, eu quero”. Chorei pela perda daquela vida quase tanto quanto chorei pelo que imaginei como um futuro arruinado.

A variedade e força dessas emoções me pegou de surpresa, mas me chocar mais do que qualquer outra coisa foi a velocidade com que a vida voltou a fluir normalmente. Um dia eu estava sentada sozinha no sofá chorando na frente do anúncio de fraldas, e no dia seguinte eu ri na multidão do shopping com minha irmã. Era como se os meses anteriores tivessem vivido outra pessoa.

Foi em uma daquelas noites absolutamente normais, cinco meses e duas semanas depois do meu casamento, que eu conheci o verdadeiro amor da minha vida. Ele não se importava que eu fosse divorciado ao lado de trinta e com alguns gatos. Ele não prestou atenção ao meu desconfiança e ao fato de que, com exceção de um pouco de diversão ocasional, eu não tinha muito interesse.