Emagrecimento, Para O Corpo E Para A Mente

Emagrecimento, Para O Corpo E Para A Mente
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Se no verão passado você era uma pêra, quando foi chegando o inverno virou uma maçã e agora está mais para melancia, lembre-se de que o verão está chegando de novo. E agora, como é que você faz para caber no biquíni ou na sunga?

Se, até hoje, nenhum regime funcionou para você, se, às vezes, até parecia que ia dar certo mas era tão radical que ficou impossível continuar a segui-lo… qual será o problema? A chave do segredo pode estar no seu estilo de vida e na sua personalidade.

Ver também: Cuidado Com As Promessas De Emagrecimento Fácil E Rápido 

 

Comece assim esta semana para na próxima tomarmos medidas mais extremas

Nós vamos montar para você a missão verão magro 2003, com dicas de dieta e fitness. A primeira parte do projeto é identificar seus erros (aqueles que todo mundo já está careca de saber) e tomar consciência de que é preciso mudar seus hábitos alimentares:

  • Comece montando seu prato e desistindo de repetir a dose.
  • Identifique e afaste as duplinhas explosivas. Tipo, se escolher um prato principal mais calórico, não coma sobremesa e tome água.
  • Libere um regalo de cada vez, mas controle a qüantidade.
  • Mexa-se sempre e nem pense em virar o rei de preguiça.

Calcule o seu Índice de Massa Corporal: O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos indicadores usados pela Organização Mundial de Saúde para indicar se uma pessoa está acima ou abaixo do peso.

Embora existam outras variáveis que precisam ser levadas em conta, como idade e sexo, o IMC é considerado uma maneira confiável para se ter uma primeira noção do peso de uma pessoa.

Para informações mais precisas, consulte seu médico ou nutricionista, que têm instrumentos mais precisos para medição de gordura e peso.

Com a chegada do verão, muitas pessoas que querem manter a forma mas não têm tempo ou dinheiro para freqüentar uma academia podem aproveitar o tempo em casa ou na rua para fazer exercícios.

O importante é ter criatividade e usar os recursos da própria casa. Não ter tempo ou dinheiro para freqüentar uma academia não é desculpa para descuidar do corpo”, afirma a personal trainer. Entre as sugestões de exercícios caseiros de Ana Paula estão o levantamento de peso, “que pode ser feito com sacos de arroz, feijão ou livros”, flexões e abdominais na sala e a troca de hábitos sedentários.

Cuidados para entrar em forma sem riscos

Coisas simples como trocar o controle remoto da TV por uma levantada para trocar o canal e deixar o elevador de lado para subir ou descer alguns lances de escada já podem fazer uma diferença significativa na vida das pessoas. “Quem pensa em se exercitar em casa tem que se afastar dos hábitos sedentários. Não é preciso paranóia, mas simples mudanças de hábitos.

Outro conselho é deixar o carro na garagem em troca de alguns minutos, mesmo que poucos, de caminhada até a padaria, a banca de revistas ou ao supermercado. “Caminhadas e corridas também são bons exercícios, mesmo para quem freqüenta a academia”.

O procedimento ideal para quem vai realizar exercícios em casa é começar com aquecimento e alongamento leves antes da atividade. Depois dos exercícios, uma nova carga de alongamento é sempre bem-vinda.

No entanto, mesmo exercícios em casa requerem cuidados. O ideal é que a pessoa que quer começar a se exercitar faça uma consulta médica para a realização de um teste ergométrico, para saber se está apta a realizar os exercícios.

A pessoa também tem que ter um cuidado especial com a postura, para que a carga de exercícios não prejudique a coluna. “O mais importante de tudo é que cada pessoa respeite os seus limites. O ideal é começarmos com uma carga baixa de exercícios e aumentar conforme o pique de cada um.

No caso do teste de resistência, dependendo da idade e da condição física da pessoa, é pedido que ela caminhe ou corra por alguns minutos na esteira com o acompanhamento de um equipamento que mede o número de batidas do coração. No teste de força, o avaliado usa alguns exercícios com pesos, levando-os ao máximo suportado pelo seu corpo.

Divirta-se e entre em forma ao ar livre

Depois dos 35 anos, o ideal é fazer um check-up completo antes de começar a fazer qualquer exercício. É importante saber se você tem algum problema cardiovascular ou nas articulações, para evitar que os exercícios, ao invés de benefícios, só piorem seu estado de saúde.

Ao fazer exercícios, é necessário ter bom senso. Faça alongamentos e aquecimento antes de começar e, ao final, repita a sessão de alongamento. Se começar a sentir dores em qualquer parte do corpo, consulte um professor – se estiver na academia ou no clube – ou um médico se estiver fazendo exercícios sozinho.

Na dúvida, consulte um profissional ou procure orientação de um personal trainer, pelo menos para o primeiro mês de exercícios.

Se você tem verdadeiro pavor de fazer exercícios em lugares fechados, seja na bagunça de uma academia ou na calma de sua casa, a opção ideal é ir para a rua. Confira alguns exercícios que você pode fazer, sugeridos pela personal trainer Ana Paula de Oliveira Dutra:

Uma caminhada de casa até a banca de jornais ou ao supermercado já pode fazer diferença em seu dia a dia. Se tiver tempo, vá a um parque ou uma área arborizada para praticar o exercício.

Marque sempre o tempo que passou andando e tente melhorar o rendimento com a prática. Comece caminhando por 20 minutos e vá aumentando o tempo. O importante é manter a freqüência e a duração do exercício.

Então, saiba como perder aqueles quilinhos indesejáveis e ter aquele corpo que você sempre sonhou. Não perca mais tempo, procurando varias saídas.

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