MAQUIAGEM À PROVA DE CHORO

Em algumas ocasiões, a emoção é tanta que chorar faz parte do momento. Casamentos, formaturas. Despedidas são apenas algumas ocasiões em que segurar a emoção pode ser difícil e as lágrimas correm por conta própria.

O problema é que você investiu no seu visual e fez aquele make maravilhosa para ficar linda naquele momento e não quer estragar tudo com lágrimas.

Maquiagem borrada estraga todo o look e ainda deixa você com a make toda escorrida. Algumas mulheres acabam não apostando tanto na maquiagem em situações desse tipo porque não querem correr o risco de ficarem borradas no evento. Se você é uma dessas mulheres, então essas dicas são para você.

Ver também: Maquiagem vegana é alternativa para quem quer consumir produtos sem ingredientes animais

O CUIDADO COM A PELE É ESSENCIAL

Uma pele bem cuidada é um dos grandes segredos de uma make bem feita. Limpar, hidratar e tonificar a pele são cuidados comuns a todos os tipos de pele, mas existem outros que são específicos para cada um deles.

• Pele Oleosa: o primeiro passo é lavar bem o rosto com um sabonete adstringente e removê-lo com água gelada. Depois, você pode fazer uma esfoliação para eliminar as células mortas.
  • Remova o esfoliante do rosto também com água gelada. Finaliza com um tônico. Para começar a make, use uma loção matte e opte por uma base sem óleo na composição.
  • O corretivo ideal é em bastão ou em pó. Use pó facial mineral e sombras compactas de longa duração.
  • O uso de um primer facial também ajuda nesse momento. Esse produto além de fixar a maquiagem por mais tempo, também ajuda a diminuir a aparência dos poros.
  • Pele Normal: para esse tipo de pele os cuidados com a preparação da pele são os comuns: limpar, hidratar e tonificar.
  • Se você tem esse tipo de pele, pode ficar mais tranquila em relação a durabilidade de sua make. Uma boa dica é o uso do primer facial para segurar a maquiagem por mais tempo.
  • Pele Seca: o grande segredo para esse tipo de pele é a hidratação. Escolha produtos com ação hidratante para sua make.
  • Lembre-se que uma pele ressecada dá um aspecto de maquiagem quebradiça, então quanto mais apostar na hidratação de sua pele, melhor.
  • Antes de preparar a pele para receber a maquiagem, use um hidratante e um tônico para pele seca. Jamais use loções adstringentes ou com álcool na composição.
  • Pele Mista: esse tipo de pele é o que mais traz dor de cabeça às mulheres. A oleosidade é mais intensa na famosa zona T e muito seca nas outras áreas.
  • Se você está no grupo de mulheres com esse tipo de pele, não se desespere. Existem produtos específicos que hidratam as áreas ressecadas e controlam a oleosidade e o brilho na zona T.
  • Na hora de fazer a make, uma boa dica é usar uma maquiagem matte na região mais oleosa para controlar o brilho típico desse tipo de pele.

Uma dica comum a todos os tipos de pele para segurar mais a make é o uso dos primers. Hoje em dia você encontra três tipos desse produto no mercado: facial, para sombras e para os cílios.

O objetivo desses produtos é justamente realçar e manter a maquiagem por mais tempo. Com a ajuda desses produtos mágicos, você economiza tempo e não precisa ficar preocupada com as lágrimas de emoção que vão aparecer em um momento de emoção.

MAQUIAGEM PARA OS OLHOS

Essa é a área que merece receber o maior cuidado na hora de fazer a make, afinal são os olhos que mais borram quando as lágrimas aparecem. Para evitar que sua maquiagem dos olhos escorra junto com as lágrimas, certifique-se de tonificar a pele antes de começar a fazê-la.

Em seguida, aplique um primer de sombras em toda a pálpebra móvel e côncavo do olho. Feito isso, você pode fazer aquela make maravilhosa que escolheu para os olhos especialmente para aquela ocasião sem medo de ficar toda borrada. Não tem um primer de sombras?

Uma dica é aplicar um corretivo da cor de sua pele na pálpebra móvel. Ele vai fazer as vezes de primer sem deixar a desejar. Só tome cuidado para que o corretivo siga o tom de sua pele e não exagere em uma camada muito espessa. Basta uma fina camada de corretivo para conseguir esse efeito.

Para a escolha do delineador, opte sempre pelos produtos em gel ou creme. Eles possuem maior durabilidade e normalmente são à prova d’água. Se for usar o delineador líquido, muito cuidado.

Certifique-se de que ele é à prova d’água antes de aplicar. Lembre-se que ele vai entrar em contato com as lágrimas e precisa resistir a elas sem escorrer ou borrar. O mesmo vale para o lápis de olho. Não tem outra alternativa a não ser escolher um lápis que não vá embora junto com o choro. Certifique-se de que está aplicando um produto à prova d’água.

Para os cílios, você pode aplicar um primer de cílios antes da máscara. Ele ajuda a manter a máscara por mais tempo, além de já alongar e separar os pelos.

Com isso, você não precisa investir em muitas camadas de máscara para conseguir o efeito alongador que abre o olhar. Prefira sempre uma máscara de cílios à prova d’água pelos mesmo motivos já descritos acima.

MAQUIAGEM PARA A BOCA

Se você pensa que o batom não sofre com as lágrimas está muito enganada. É muito comum as mulheres esquecerem de investir nos lábios em ocasiões emotivas por pensarem que somente os olhos podem borrar ou perder a make. Não cometa esse erro. Uma mulher prevenida vale por duas.

A dica aqui é preparar os lábios com pó compacto, corretivo ou mesmo a base. Uma fina camada desses produtos garante uma melhor fixação do batom aos lábios.

Aplicar um lápis de boca da mesma cor do batom também pode servir de base para o batom. Fazer o contorno da boca com o lápis evita que o batom escorra, então não se esqueça dele.

O ideal é escolher batons mais secos e matte, pois eles fixam melhor nos lábios. Dê preferência sempre por produtos de longa duração, pois ele são desenvolvidos para ocasiões como essas.