O amor louco (Imperdível)

De paixão a loucura

Para o psicanalista Michel Schneider, a paixão tem pouco a ver com o amor dos outros, mas especialmente com o amor próprio. Perder-se no outro, esperar que tudo dele nos leve aos confins de nós mesmos. Onde nossa identidade vacila.

Psicologias: o que é paixão?

Michel Schneider: É um link para o outro baseado na falta. Falta de ser, falta de ter, falta de si mesmo, no outro, falta de dizer, falta da palavra dada. Mas todo amor não é paixão e toda paixão não está apaixonada. O amor é dar e se render, enquanto o desejo é tomado e mantido. O amor é sempre recíproco: todo mundo gosta de ser amado. Mas a paixão é sempre assimétrica: se, como o amante, o apaixonado adora amar, mais secretamente, ele também gosta de não amar e principalmente de não ser amado.

Amar apaixonadamente não significaria amar apaixonadamente o outro?

Como a loucura, a paixão despersonaliza o sujeito. Por um duplo movimento delicioso, mas muito doloroso, o outro me priva de mim, e eu o culpo por essa despersonalização, eu volto a ele trazendo-o também para um objeto. Um procura nele apenas uma imagem, um ideal, um fetiche. Cada espera contém um erro e dá origem a uma queda. Há também “loucuras amorosas em dois” nas quais há, de certo modo, um eu para dois, um pensamento inconsciente único, um amor único, mas de si mesmo. Mais geralmente, toda paixão contém um núcleo de destruição e morte. A ruptura passional equivale a confundir o fim do amor e a ideia da morte. Essa é a diferença entre separação e separação.

De onde vem a paixão, quais são suas manifestações?

O amor é sem razão, mas não sem causa. Aquele que ama está amarrado, embora ignorante de que está preso e a quem. Mas enquanto o ato de amar pode se tornar conhecimento, a paixão permanece ignorante. Quem beija e chuta quem? É o oposto da amizade: “Eu a amava porque não era ela, porque eu não era eu. ”

A paixão nunca é separável de uma experiência do corpo. Nos tempos modernos, é raro que os corações se apaixonem sem que os corpos sejam tomados. Fogo, chama, relâmpago, como suas imagens, paixão é a primeira física: é uma doença sexualmente transmissível. É também um distúrbio ocular. À primeira vista, logo que visto, logo que tomado. Mas por trás desse primeiro olhar dado ao outro ou tomado por ele, outro primeiro olhar, o da mãe todo-poderosa dos primeiros tempos de nossas vidas. Daí o profundo desinvestimento final. “Ser jogado”, diz a linguagem comum para falar de pausas. Ser expulso do amor é ser jogado fora como uma coisa, um desperdício que acabamos de usar. Cair fora do amor é sair de si mesmo, fora da linguagem, fora da mãe.

Nós freqüentemente associamos paixão e destruição, isso parece justificado para você?

De todas as formas de amor, a paixão é aquela em que a pulsão de morte é mais ouvida. Em seus dois aspectos: mantenha o outro, auto-sacrifício. Durante o relacionamento: a chantagem apaixonada, a extorsão espera e atenção: “Você me ama? É sempre uma pergunta falsa. O interrogativo mascara o imperativo: “Me ame! “Depois: separação, experimentada como um assassinato pela” solta”, é uma das poucas áreas em que podem ferir e matar psiquicamente permanecendo impunes. Mas a paixão também é autodestrutiva. A palavra vem da palavra latina pati, que significa sofrer. Há uma paixão pela paixão, um amor ao sofrimento que o outro sempre inflige a você, porque ele é outro, precisamente. Daí esta armadilha ilógica e dolorosa: o outro torna-se o único remédio para o mal de que é a causa.

Possessividade, ciúme, medo … A paixão exacerba todas as nossas emoções. Que conflitos inconscientes isso nos reproduz?

Se o amor é a marca do infantil na sexualidade, paixão, refere-se ao mais antigo: o elo arcaico, e traz de volta a criança em aflição, o abandono radical. A palavra abandono tem dois significados. “Render-se a”, que é vivido em amor, e “ser abandonado por”, o que se experimenta na paixão. No amor, o outro não sente sua falta, mesmo quando ele está longe. Na paixão, você sente falta do outro mesmo quando ele está lá.

Nesse sentido, pelo corte que te isola da realidade, e até da realidade do outro que você ama, a paixão é um vício, um tipo de droga em que o mundo se resume nessa presença nunca presente. para este “fixo” que nunca vai consertar você: “Um ser sente sua falta, e tudo é despovoado! Mas este ser que você sente falta é antes de tudo você mesmo.

Winnicott fala do rosto da mãe como um espelho onde a criança está procurando por si mesma. Pense nas súplicas do imã que não é mais amado. “Eu quero ver você uma vez, mais uma vez; não me deixe, não me perca de vista. Isso significa, na verdade: quero me ver, não quero perder o que seu olhar sozinho fez existir. É na separação não da morte do outro, mas da “minha” morte. Nas separações, o mais difícil não é separar-se do outro, mas separar-se daquele que estava frente a frente, perder não só o amor que lhe deu, mas também aquele que nós demos a ele.

Em nossa cultura, a paixão é altamente valorizada, representa o amor ideal, embora esteja associada ao sofrimento, por quê?

A indulgência que temos por crimes passionais vem da nossa crença – do infantil – de que temos direitos uns sobre os outros. O ciúme nos dá o direito de matar ou até mesmo nos matar para parar de sofrer com essa falta. É porque toda paixão visa cancelar o outro psiquicamente que julgamos com compreensão aqueles que se livram fisicamente.

A loucura amorosa o deixaria louco?

Amar alguém é amar suas palavras. Alucina a sua presença. Cartas, SMS, e-mails, histórias, romances, diários: amores, no início, são incrivelmente faladores. O discurso do amor é tudo menos o amor ao discurso? Estranhas relações de amor e sujeito: o sujeito apaixonado não é mais ele mesmo. Ele é invadido pelo outro, por suas palavras, suas imagens, que, literalmente, “tomam a cabeça”.