O jejum intermitente: tudo o que você precisa saber

O jejum intermitente: tudo o que você precisa saber
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No artigo de hoje, vamos falar sobre jejum intermitente, uma ótima maneira de perder peso de forma simples e efetiva, porque é um método baseado na forma como o nosso corpo funciona e não em dietas ou exercícios para os quais o corpo não é usado.

Ver também: O Poder do Alfacaps e os Benefícios para a sua Saúde

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente consiste, como o próprio nome indica, na prática de jejum de forma parcial, evitando comer em determinados períodos de tempo. Como você verá mais adiante, para fazer isso, existem modelos diferentes, mas todos concordam em parar de comer durante certos períodos de tempo.

A ideia de jejum intermitente não é nova. Na verdade, podemos voltar, pelo menos, ao século VII, momento de expansão do Islã, e onde o Ramadã é implementado.

Deve também notar-se que já existem muitas evidências científicas que confirmam que esta é uma boa maneira de melhorar nossa aparência física e, mais importante ainda, nosso estado de saúde.

E eu digo “já há muita evidência científica” porque, até alguns anos atrás, não era assim, e havia apenas teorias sobre isso. A maioria deles era bastante sensata, e eles sugeriram que, no passado, não tivemos acesso a alimentos como hoje, e podemos passar muito tempo sem comer.

Portanto, essas teorias dizem que nosso corpo foi desenvolvido para realizar jejuns e semi jejuns. Algo que, como eu comentei, foi confirmado em vários estudos científicos.

Quais são os benefícios do Jejum intermitente?

Agora, esclarecendo o que é o jejum intermitente, vamos ver quais benefícios ele pode levar a começar a praticá-lo: Vários estudos confirmaram que o jejum aumenta a proteína SIRT3, que é a proteína da juventude, e reduz a mortalidade. Graças à autofagia que favorece, permite que o sistema antienvelhecimento do nosso corpo comece (também no cérebro).

Reduzir os diferentes indicadores de inflamação. Permite reduzir os triglicerídeos e melhorar o perfil lipídico. Aumenta a plasticidade neuronal. Limita o crescimento das células cancerosas e torna a quimioterapia mais tolerável. Permite reter a massa muscular ao perder peso.

Você tem certeza de que não é perigoso?

Não é do todo. O jejum intermitente tem sido praticado há muito tempo e tem grandes benefícios, como acabamos de ver., no entanto, existem alguns mitos que podem ser assustadores. Vamos falar sobre eles.

Seu metabolismo diminui

Você queima massa muscular

Há que diz, que o jejum causa queima massa muscular, porque quando o corpo não encontra mais aminoácidos no sangue ou glicogênio armazenado, começa a consumir reservas de proteína.

No entanto, isso não acontece até mais de 24 horas terem passado. Na verdade, existem estudos que mostram que o jejum intermitente permite reter mais massa muscular do que dietas hipocalóricas, mantendo a perda de gordura no mesmo nível.

O açúcar cai

Existem várias ideias preconcebidas que cercam esse mito, mas não são verdadeiras. O importante aqui é entender que o corpo é sábio, e que, quando você come, o corpo produz insulina para eliminar o excesso de glicose, enquanto, ao jejuar, faz o contrário.

O único caso em que devemos ter cuidado ao realizar o jejum intermitente é quando você sofre de hipoglicemia, uma vez que não há estudos conclusivos a esse respeito e a prevenção é melhor do que curar.

Você não poderá fazer muito bem seus exercícios

Sobre este assunto há um pouco mais de controvérsia. O que pode ser dito com certeza é que há adaptações que não são dadas quando você tem reservas cheias, mas isso ocorre quando você treinar com o estômago vazio.

No entanto, também é verdade que existem estudos realizados sobre atletas muçulmanos durante o mês do Ramadã, nos quais há problemas nos testes de resistência.

No entanto, esses estudos não são completamente conclusivos, porque o Ramadan também implica restrição de fluidos, pelo que o estudo não permite determinar se a diminuição no desempenho é devido ao jejum ou à desidratação.

Você ficará com fome, sua cabeça vai doer e você ficará irritado

Eu não vou te enganar: a primeira vez que você faz jejum, pode acontecer com você. Mas essa é uma simples questão de adaptação. Você sempre se sentirá mal quando tentar mudar um hábito, mas não há nada no jejum que, intrinsecamente, leva a ter esses problemas.

Além disso, há muita evidência contra refeições contínuas. Na verdade, foi cientificamente comprovado que aumentar a frequência de refeições aumenta a fome, e que pode promover uma maior ingestão de calorias.

Há também estudos que concluem que o jejum melhora o humor e elimina as chances de depressão. Mas, obviamente, isso tem mais a ver com a pessoa do que com a própria dieta ou estilo de vida.

Você ganhará

Isso, simplesmente, é uma mentira. Não pode ser catalogado nem como um mito. Existem muitos estudos que mostram que o jejum intermitente permite que você perca mais peso do que dietas hipocalóricas, especialmente gorduras.

Em teoria, ao restringir as refeições, você acumula fome e, quando pode comer, fica inchado. Mas é falso, e foi cientificamente comprovado que isso não acontece.

Como é realizado?

Agora, vejamos algumas maneiras simples de praticar jejum intermitente. Não estenderei demais, porque cada pessoa encontrará sua fórmula para obter os melhores resultados:

12 horas rápido

O jejum de 12 horas é realizado pela maioria das pessoas. Em geral, se você jantar às 9 horas da noite e não comer nada mais até o café da manhã, digamos, às 8 da manhã, você já passou 11 horas sem comer. É um primeiro passo, embora possa não ser suficiente, porque, à noite, as calorias não são queimadas.

16 horas rápido

O jejum de 16 horas é o próximo passo, e consiste em restringir as horas de refeição apenas 8. Por exemplo, das 14:00 às 22:00. É especialmente útil para os trabalhadores, porque você não pode comer no trabalho e, adicionado às horas de sono, você já completou 16 horas. Em geral, a maioria das pessoas pode começar a praticar jejum por este método.

Dias inteiros

Ocasionalmente, você pode considerar um dia inteiro de jejum. Algumas pessoas dedicam um ou dois dias por semana a não comer, com o que obtêm os efeitos desejados, sem ter que contar horas todos os dias. Eu não gosto muito desta fórmula, mas eu a recomendo para que as pessoas “se ponham à prova” em termos de jejum.

Dias alternativos

O jejum em dias alternados é algo mais radical, e consiste em comer um dia sim e não comer no dia seguinte. É um pouco mais agressivo, e não é provado ser mais efetivo, então eu pessoalmente não recomendo sua prática.

Dias Aleatórios

Finalmente, o meu favorito e, na minha opinião, melhor relacionado ao nosso corpo. Consiste na prática de jejum de forma aleatória, sem qualquer critério. Afinal, é o rápido praticado por nossos antepassados: se houvesse sorte, eles comeram. Se não, eles jejuaram.

Eu recomendo este método para aqueles que já estão acostumados a jejum, porque, caso contrário, eles não terão força de vontade suficiente para ignorar as refeições.

Como você pode ver, o jejum intermitente é uma maneira fantástica de perder peso de forma eficaz e rápida e, embora muitas pessoas parecem radicais, a verdade é que não tem efeitos colaterais sérios, como pode parecer à primeira vista.

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