O modo errado de aplicar cosméticos nos olhos pode causar rugas

As rugas aparecem com o passar do tempo e é um processo natural que vem do envelhecimento da pele. Elas são linhas de expressão que formam na pele devido a força da musculatura. Essas marcas de acordo com a exposição ao sol e outros fatores podem se agravar e se tornarem definitivas. As rugas aparecem principalmente nas regiões que são afetadas pelo sol no dia a adia, mãos braços, rosto e pescoço.

O aparecimento dela é inevitável e na medida com que a idade vai chegando elas também vem acompanhando essa fase de transição em nossas vidas. As rugas são classificas em tipo de acordo com seu tipo e podem ser desde leve a intensas e definitivas.

A mímica facial por menos que seja é uma dos fatores que mais intensificam o processo de formação das rugas faciais. Não existe um jeito de evitarmos as expressões faciais, nós temos que rir, que chorar, ficar tristes com alguma situação, e cada alteração dessa o rosto demonstra com um diferente expressão.

O sol também é um grande influenciador no aparecimento das rugas. Ele, associado com alguns outros fatores causa a ruptura das fibras mais internas da pele, principalmente o colágeno, que é responsável pela estruturação da pele e elasticidade da mesma.

Na medida em que a idade vai chegando a produção do colágeno diminui e vem a formação de mais alterações vasculares e o aumento de capilares na pele, isso com o tempo leva a formação de vasos visíveis, isso ocorre com mais frequência em pessoas de pele clara, mas isso não quer dizer que pessoas de pele mais escura não sofram desse mal.

Ver também: Olho lindo para toda hora e para toda vida como fazer

Alguns fatores que podem acelerar o aparecimento das rugas

Como já foi dito o maior e principal fator de risco ao aparecimento das rugas é o envelhecimento, porém existem alguns outros fatores inclusive os externos que podem intensificar o aparecimento delas.

O tabagismo, por exemplo, diminui a oxigenação da pele, causa distúrbios no metabolismo que acomete a produção do colágeno, favorecendo a flacidez. O simples ato de fumar provoca rugas em torno dos lábios e também dos olhos, pois quando aproximamos o cigarro do rosto para fuma fechamos os olhos parcialmente para no proteger da fumaça e essas expressões com a medida do tempo vão ficando e gerando as rugas.

A poluição das cidades também é um fator que contribui para a formação das rugas. Existem no ar alguns gases que são nocivos a nossa pele, e a absorção deles provoca a oxidação da pele e formação dos radicais livres que agridem a pele. Diante disse, é necessário proteger a pele todos os dias utilizando protetor solar, hidratantes e frequentemente higienizar a pele para eliminar essas impurezas.

Beber pouca água é um grande vilão quando se falta de hidratação. Os primeiros sinais de desidratação aparecem na pele. Entre as células temos um líquido que ajuda na sustentação dela e a falta de água deixa a pele flácida e sem vitalidade.

A principal causa de envelhecimento da pele pode ser a exposição ao sol e falta de proteção devida. A radiação do sol é um oxidante muito poderoso, essa radiação provoca alterações diretas no DNA celular e também alteras as fibras de sustentação da pele, apesar de termos naturalmente mecanismos de defesa contra essas ações muitas vezes eles não são tão eficazes para evitar essas reações.

Chamamos esse processo de envelhecimento pela radiação solar de foto envelhecimento e esse processo provoca o aparecimento de sardas, machas na pele, as rugas que tanto falamos e até o câncer de pele. O fator de proteção solar que devemos usar no rosto no dia a dia não deve ser menos que 30 nas regiões mais sensíveis do corpo e 15 nas demais áreas.

O sedentarismo também tem sua vez nesse processo. A prática de exercícios e atividades físicas só traz benefícios ao nosso corpo, aumenta a circular do sangue na pele, ajuda a melhorar o metabolismo, aumenta a qualidade do sono e ajuda no combate ao stress, e o melhor é que também auxilia no combate a flacidez da pele, desse modo retarda o aparecimento das temidas rugas.

Hora da beleza

Até o modo errado de aplicar cosméticos nos olhos podem causar rugas. As mulheres principalmente, não descuidam da beleza, porém alguns pequenos erros que pode ser cometidos na aplicação dos variados produtos de beleza que existem podem acelerar o processo de formação das rugas.

Ao passar maquiagem, fazemos muitas caras e bocas e isso pode contribuir muito para o aparecimento das rugas. Ao aplicar o delineador ou lápis nos olhos, é involuntário, mas apertamos as pálpebras para termos mais firmeza na aplicação. Isso não é necessário, basta escolher o delineador certo.

A versão liquida do produto está ai para nos auxiliar, ele é mais preciso na aplicação, mas algumas mulheres dizem que também é mais propenso a erros na hora da aplicação, mas se aconteceu de borrar o delineador, use uma haste de algodão e passe na pele com leveza para retirar o excesso do produto no lugar que teve a imperfeição.

No processo de retirada da maquiagem, também forçamos bastante o rosto e nesse momento é preciso paciência, principalmente quando se aplica muita maquiagem. Nessa hora um bom demaquilante é essencial, use o produto com o auxilio de um algodão e evite o uso frequente de lenços removedores, o algodão por se mais macio ajuda na preservação da pele, já os lenços promovem uma maior pressão na pele e pode ajudar no aparecimento das rugas.

Acabamos o banho, e chegou a hora de se cuidar. Porém, algumas mulheres, por pressa ou talvez algum outro motivo, aplicam com certa força excessiva os cremes. Isso não é necessário. Quando nos referimos aos cremes de tratamento para a área dos olhos, leves tapinhas e uma leveza maior é a receita certa para ficar cada vez mais bonita. Esses leves tapinhas também ajudam na tonificação dos músculos dessa área e o que vem a ser benéfico para a luta contra as terríveis rugas.