O que eu faço se ele disser não?

Qualquer tipo de rejeição, não importa se é der amor, seu trabalho, amizades, a proposta de um projeto, ou qualquer outra coisa, não é algo que deva prejudicar a sua felicidade. A rejeição não é algo bom e às vezes é quase impossível de entender, mas não deve ser algo que retire a sua alegria na vida.

A realidade da vida é que a rejeição faz parte dela. Sempre haverá ocasiões em que a sua candidatura a um trabalho, o seu convite para sair ou coisas semelhantes serão rejeitados por alguém.

É saudável entender que a rejeição é parte da vida e aceitar que o que realmente importa é achar um caminho para se recobrar e tentar de novo.

Ver também: Como terminar um amor que nunca existiu?

É bom e saudável ter um período adequado de sofrimento

Você necessita de um tempo para se recobrar caso tenha sido rejeitado por um interesse romântico em potencial, em uma entrevista para um emprego ou na entrega de algum projeto. Você pode ficar chateada com isso, mas é saudável tirar um tempo para processar tudo e sofrer.

Reserve um tempo para processar o não que você recebeu. Saia para uma caminhada, ou permita-se simplesmente saborear aquele bolo de chocolate que você gosta tanto. Procure se certificar de não exagerar e passar dias e mais dias isolado em casa mergulhado na dor. Isso só servirá para você se sentir pior a longo prazo.

Procure uma amiga que possa te ajudar

Bem, não é pra você simplesmente alugar o ombro da amiga e ficar choramingando por causa do não que recebeu e da sua rejeição aos quatro cantos.

Isso só vai mostrar para as pessoas que você é chorona e dramática e que não consegue lidar com a vida. Procure conhecido ou alguém da família confiável e converse.

A amiga que você quer é aquela que fala a verdade independente de tudo. ela pode ajudar você a saber o que deu errado, e aí talvez esteja diante de algo que você não consiga reverter, conforme-se.

Essa pessoa também pode ficar de olho no seu tempo de sofrimento pra você não acabar na depressão. Procure evitar entrar em qualquer rede social para soltar aquelas indiretas, tampouco as diretas.

A internet jamais esquece e quando se está tentando melhorar isso pode vir com tudo contra você no futuro. Não importa o quão triste, magoada ou com raiva você esteja, não faça uma coisa dessas.

Não reclame muito. Mais uma vez, você não quer afundar na rejeição se não quiser entrar em um estado de raiva ou entrar em depressão. Você não precisa sempre falar da sua rejeição quando tiver conversando com um amigo.

Se você achar que está exagerando, lembre de perguntar ao seu amigo “Eu estou falando demais sobre esse assunto de rejeição?” Se ele disser que sim, procure mudar de assunto.

Aceite a rejeição logo no começo

O quanto antes você aceitar a rejeição e seguir em frente, mais fácil será pra você. Aprender a lidar de forma rápida com a rejeição vai fazer com que você aprenda a lidar com situações parecidas no futuro.

Como por exemplo, se você não conseguiu aquele emprego que tanto queria, dê a si um tempo para se entristecer com isso e depois deixe pra lá. Chegou a hora de começar a procurar outra oportunidade e examinar o que possivelmente você pode mudar para o futuro.

Da mesma forma acontece em relacionamentos, o processo de se passar por uma rejeição tem suas fases e você tem que passar por elas da melhor forma até seguir em frente.

Quando algo não dá certo, é hora de dar espaço para que outra coisa boa possa acontecer. É só você manter o foco e não deixar de ser você mesmo.

Não leve a rejeição para o lado pessoal

Lembre sempre que a rejeição não diz nada sobre ninguém. A rejeição faz parte da vida de qualquer pessoa e não é um fato pessoal isolado. Em todas as áreas da nossa vida podemos sofrer com isso.

A rejeição não é culpa sua necessariamente. A outra pessoa está rejeitando algo que não funcionou totalmente para ela. Ela rejeitou o relacionamento que vocês poderiam ter por entender não ser o melhor para os dois.

Lembre-se, uma pessoa não pode rejeitar você pelo fato de ser você, uma vez que ela não o conhece totalmente. Ainda que vocês tenham saído várias vezes juntos, a pessoa não a conhece em sua plenitude e nem tem experiência o suficiente para rejeitar você enquanto pessoa.

Por exemplo: você chamou para sair aquela mulher que você gosta, e ela disse o temido “Não”. Isso significa que você não vale a pena ou não vale nada? Isso significa que ninguém nunca vai querer sair com você? Não, óbvio que não.

Ela simplesmente não está interessada no pedido, sendo por diversos motivos: estar muito focada no trabalho e nos estudos, não querer relacionamento com ninguém no momento.

Faça outra coisa

Você precisa tirar da sua mente o assunto da rejeição depois de passar um tempo processando e analisando-a.

Não pense em voltar a fazer a mesma coisa na qual você foi rejeitado logo nos próximos dias. Você precisa de um pouco mais de espaço e tempo para si mesma.

Um exemplo: os dizer que você enviou um manuscrito de um romance para uma editora e foi rejeitado. Depois de ficar triste por um tempo, tentar investir em uma história diferente, ou tente escrever algo diferente, em outros estilos.

Fazer algo que irá te distrair pode ser uma maravilhosa maneira de esquecer a rejeição e ajudar você a encontrar outros pensamentos. Saia para um clube, comprar aquela roupa nova que você queria, fazer uma viagem de fim de semana para a praia com um amigo.

Você não pode deixar que a rejeição estacione a sua vida, porque você vai ter muitas delas enquanto viver, assim como todas as pessoas tem. Ao decidir seguir em frente com a sua vida e fazer outros programas, você não está deixando a rejeição parar a sua vida.