O que fazer quando o relacionamento chega ao fim?

O que fazer quando o relacionamento chega ao fim?
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Muitas vezes, não precisamos dizer “acabou” para que uma relação chegue ao seu fim. Muitos casais estão separados mesmo estando juntos, apenas eles não percebem – ou não aceitam.

Quando existe algum apego pelas lembranças, pela pessoa, pela vida que se leva à dois, é muito difícil pormos um ponto final naquilo que já terminou. No inicio, sempre é tudo muito lindo. Amamos, sorrimos, somos felizes de graça.

Mas o tempo passa e aí aparecem os primeiros problemas. Alguns desistem de cara, já outros persistem, lutam e contornam o que há no caminho. Nesta época nós brigamos, gritamos, exigimos, choramos, cobramos.

Mas um dia esta “força” vai terminando e vamos ficando desgastados, juntamente com a relação. Nos sentimos cansados, derrotados, mas ainda amamos E é este amor que ainda nos faz persistir, mesmo quando temos a consciência de que não vai adiantar mais, nada vai voltar a ser o que era. Começamos então a brigar menos, gritar baixo, não exigir muito, muito menos cobrar.

Ver também: Não consigo desapegar do meu ex. O que fazer?

Apenas choramos ainda, em alguns casos

Esta é a pior parte: quando deixamos de lutar e assumimos, mesmo que internamente, que desistimos. È aí que chegamos à parte da aceitação.

Mesmo sabendo que as coisas estão assim, mesmo quando olhamos bem no fundo dos olhos da pessoa amada e vemos cansaço e derrota, ainda assim, persistimos, como se apenas o amor bastasse, como se apenas ele fosse conseguir mudar alguma coisa.

Não aceitamos que as coisas terminem assim. Não pode ser assim… Este tipo de situação é tão comum e ao mesmo tempo tão complicada de se resolver, que não temos uma fórmula mágica ou um passo a passo. O melhor mesmo é sentar, refletir, ponderar e decidir. E se você decidir dizer adeus, siga em frente e jamais olhe para trás.

Como lidar com o fim

Não fuja da dor – Não fuja de suas emoções. Sinta os seus sentimentos para poder processá-los. Estudos sugerem que no momento pós-separação, as pessoas têm atividade nas áreas de controle e obsessão.

Durante o término, você pode se sentir louco. Se você aceitar que por um tempo você vai ficar obcecada, aceitar a tristeza e a ansiedade isso pode ajudar a não piorar as coisas.

Evite o álcool – A revista Men’s Health realizou uma pesquisa e descobriu que 26% dos homens acreditam que para superar o fim nada melhor do que se embebedar com os caras. As mulheres também usam a bebida como catalisador da tristeza.

Isso pode não ser a pior coisa do mundo para uma noite ou duas, mas beber não é uma maneira saudável de lidar com as emoções. O consumo de álcool como uma forma de lidar com o estresse e tristeza podem sinalizar o alcoolismo. Além do que, estudos têm mostrado uma forte ligação entre uso de álcool e depressão.

Escolha alimentos reconfortantes – Muitas pessoas quando terminam relacionamentos perdem imediatamente o apetite. Sopas e ensopados são alimentos reconfortantes e uma boa escolha.

Cuidado com a alimentação – Você tem que ter muito cuidado com o que você come. Não entre na ‘dieta do divórcio’. Você precisa der nutrientes em seu corpo para que ele possa curar a dor.

Quando você considerar uma mudança em sua dieta, você deve sempre se perguntar se está recebendo alimentos suficiente dos principais grupos, incluindo vegetais, proteínas magras, nozes e sementes.

Ligue para os amigos – Numerosos estudos têm destacado os benefícios da amizade para a saúde. Uma pesquisa recente sugere que o tempo gasto com seu melhor amigo diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Agora que o seu relacionamento amoroso está terminado, considere rever os amigos que você tem encontrado tão frequentemente como gostaria.

Não sobrecarregue apenas um amigo – É muito importante você retomar as amizades, mas não sobrecarregue apenas um amigo com as suas dores. A chave é construir um sistema amplo de apoio para si mesmo, a fim de proteger e promover a boa saúde emocional. Esse sistema pode incluir amigos, familiares e até um terapeuta.

Lembre-se do seu valor – Lembre-se de as suas realizações. Lembre-se que você não é definida pelo rompimento. Especialistas recomendam conversar com vários amigos e membros da família e pedir para eles lhe dizerem o que eles gostam mais em você, por escrito.

Prove coisas novas – Há tempo e lugar para experimentar coisas novas. “Nos estágios iniciais após a separação, vá com calma. Quando você estiver firmemente no caminho da recuperação, então você pode tentar coisas novas para ter mais confiança. Ela diz também que é um erro quando as pessoas não têm tempo para se adaptarem às suas novas circunstâncias.

Coma gorduras saudáveis – As gorduras saudáveis, que são encontradas em alimentos como o salmão, abacate, nozes e azeite e podem contribuir para impulsionar o seu humor. A curto prazo, você provavelmente não verá uma diferença enorme. Mesmo assim, basta saber que você está alimentando bem o seu corpo pode ajudá-lo a se sentir melhor.

O que não fazer após o fim do relacionamento

Lembrar somente da parte boa da relação.

Este modo de pensar fere sua autoestima, pois te coloca em um lugar inferior. Algumas pessoas idealizam o relacionamento, como se ele tivesse tido todas as características perfeitas, e idolatram o ex. Este movimento transforma a pessoa deixada em um mero acessório que foi deixado de lado.

Ficar com o orgulho ferido.

Neste caso, ser rejeitado soa como uma ofensa, e o orgulho da pessoa deixada não a permite aceitar que as coisas podem simplesmente mudar de curso, afinal, ninguém é obrigado a seguir junto para sempre. Em outras palavras, não encare o término como uma ofensa pessoal: muitas vezes, a relação simplesmente chegou ao fim.

Tentar evitar a tristeza indo para a balada, embebedando-se, etc. Algumas pessoas tentam ‘sedar’ seus sentimentos para camuflar o mal-estar original. No entanto, a fase de luto precisa ser respeitada.

Estes subterfúgios podem massagear o ego, mas, na verdade, retardam o momento inevitável de encarar a perda significativa, ressalvando que não é preciso se trancar em casa, mas apenas respeitar as próprias vontades e não fugir das emoções.

Ver fotos, fuçar o Facebook e ouvir músicas que lembrem o ex.

A força da memória aumenta e diminui conforme a pessoa mantém ou não contato com aquilo que reforça a lembrança. Ler cartas, visitar locais memoráveis e falar do assunto é como carimbar o cérebro com novos estímulos e associações com o ex. Evitar esses hábitos é o melhor caminho para a ressignificação da pessoa e a criação de novas memórias.

Se apressar em um novo relacionamento.

Gosto de comparar a relação com uma maratona. Ao final, você pode até ter energia restante, mas não com o mesmo nível de dedicação e concentração que teria se tivesse repousado. O luto serve para retomar o fôlego, redefinir valores e avaliar o próprio comportamento.

O desespero para iniciar uma nova relação não é positivo nem para você e nem para o novo parceiro. Você pode acabar carregando pendências de uma história para a outra.

Manter contato com o ex.

Existem alguns casos em que é possível terminar a relação amorosa e manter um vínculo de amizade com o antigo parceiro. No entanto, no caso de relacionamentos tóxicos, é preferível cortar relações de vez até que a cicatriz esteja realmente fechada.

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