O Que Muda No Organismo

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Emagrecer não só lhe deixará mais magra, mas com uma qualidade de vida infinitamente melhor. Felizmente, é possível se ajudar com algumas ferramentas que já tem à mão.

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Estratégias para evitar o estress e perder peso

Vários estudos mostram que o estresse não só leva ao ganho de peso, mas também inibe a perda em pessoas que aparentemente estão fazendo tudo certo.

Uma pesquisa recente publicada na revista Hormones descobriu que o estresse crônico faz com que a pessoa coma demais, com a elevação de cortisol e da insulina, e supressão de certos hormônios anabólicos que levam à inflamação e ao aumento da gordura abdominal. Picos de insulina são também conhecidos por inibir a queima de gordura.

Outro estudo descobriu que o estresse pode dificultar a perder peso por causa dos efeitos metabólicos complexos que ele dispara. Então, se você quer perder peso ou evitar o ganho, um passo é frear o estresse.

Parece bom, mas o que você faz quando se depara com um problema muito difícil? O site do jornal Huffington Post listou 10 maneiras simples de gerenciar o estresse, o que pode ajudar a ficar em paz com a balança.

Mexa-se: o exercício é um dos melhores remédios para estresse emocional, mas só dá certo se seus objetivos são realistas e suas rotinas não são muito rigorosas.

Exercício aeróbio moderado diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e eleva DHEA (substância que retarda o envelhecimento), além de trazer felicidade. Apesar da malhação não ajudar a pagar a conta do cartão de crédito, pelo menos os exercícios vão ajudar a neutralizar a resposta ao estresse no corpo.

Não entre em pânico: ao ser confrontado com um prazo ou tarefa impossível, ao invés de entrar em pânico, tente fazer o oposto. Respire e fique absolutamente calmo. Diga a si mesmo: “Este é um prazo apertado. Eu vou começar a fazer determinada tarefa e ver como a mesma se desenrola”. Lembre-se de que nada é feito em um instante. À medida que faz um pouco se aproxima mais do objetivo final.

Truques e dicas

Espere um pouco – Aquele pote de sorvete no congelador está atraindo a sua atenção? Antes de sair correndo e devorá-lo, experimente esperar 10 minutos, ocupando sua mente com outras tarefas, como pintar as unhas, jogar paciência no computador, ler um livro ou falar com um amigo no telefone. Depois disso, o desejo pelo sorvete será abrandado.

Anote o que você come – É importante estar ciente de sua alimentação, pois é muito fácil esquecer tudo o que comeu ao longo do dia. Para manter o controle, comece a fazer um diário alimentar, anotando tudo o que comeu (inclusive aquele pedacinho de bolo, as amostras dadas no supermercado). Seu objetivo é verificar onde está consumindo calorias desnecessárias.

Copo – Quando você está tomando qualquer coisa além de água, a dica é optar por um copo alto e alongado. De acordo com uma pesquisa publicada no Jornal do Consumidor , as pessoas costumam beber mais quando estão tomando um drinque em copos pequenos.

Interaja com as pessoas: as pessoas que regularmente se conectam e interagem com a família e comunidade são geralmente mais saudáveis e mais felizes do que os solitários.

Muitas vezes, estamos fisicamente desconectados uns dos outros através da tecnologia (telefone, texto, e-mail). Junte-se com outros pessoalmente. Outra forma positiva de conexão é parar um tempo para olhar o nascer ou o por do sol ou observar as estrelas.

Oculte alimentos – Longe dos olhos. Se você é daquelas pessoas que não resistem a um biscoito ao abrir o armário de guloseimas, deixe as coisas mais calóricas bem escondidas e em um lugar longe da sua visão. Evite deixar balas, doces e outras delícias ao alcance de sua visão. A chance de você comê-los será muito menor.

Veja  dicas para perder peso em casa

Bilhetes – Faça uma lista com cinco razões para mudar seus hábitos alimentares (mais disposição, usará aquele jeans dos seus sonhos, entrará naquele biquíni, ficará mais feliz consigo mesma, por exemplo). Guarde essa carta na carteira ou cole na frente da geladeira, ou faça os dois. Ao revê-la diariamente, terá mais força nos momentos em que acha que vai enfraquecer.

Pratos menores – Uma das dicas para fazer sua refeição parecer maior é usar pratos menores. Ao pegar um grande, a vontade é preenchê-lo imediatamente. De acordo com a instituição Food Cornell , ao comer em um prato de sobremesa você consome 22% menos comida.

Ralador – O ralador por ser um aliado. Em vez de comer cubos daquele queijo que ama, experimente ralá-lo e colocar sobre saladas, sopas ou massas. Você vai poder degustar o sabor, mas com muito menos calorias por refeição.

Óleo com sabor – Acrescente sabor sem calorias. Quando estiver comendo um salmão grelhado, com brócolis, por exemplo, experimente colocar ervas aromáticas e secas no óleo antes de preparar a comida. Essa combinação também cai muito bem com legumes no vapor ou outros acompanhamentos.

DVD amigo – É difícil resistir às tentações quando estamos diante delas na TV, principalmente quando passa um comercial de um alimento delicioso.

A dica é gravar seus programas preferidos e adotar a tecla forward (passar para a frente) na hora dos intervalos. Na hora em que a fome bater, vai preferir comer um lanche saudável a se atracar com uma opção bem calórica que acabou de passar na televisão.

Foto – Busque inspiração pegando fotos de família antigas em que você estava com o peso saudável. Coloque-as em um porta-retratos e deixe em um local em que possa vê-las muitas vezes. Então, se imagine mais magro realizando todas as suas tarefas diárias.

Água – Mantenha-se hidratado. De acordo com uma pesquisa publicada no Jornal da Clínica de Endocrinologia e Metabolismo , ao ingerir dois copos de água, há um aumento da queima calórica em até 30% por mais de uma hora. Se não gostar muito de água pura, a dica é acrescentar sabores, como espremer umas gotinhas de limão, colocar hortelã ou até um pouco de suco.

Então, saiba como perder aqueles quilinhos indesejáveis e ter aquele corpo que você sempre sonhou. Não perca mais tempo, procurando varias saídas.

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