O relacionamento acabou? Confira dicas para superar essa fase pós-término

Terminar um relacionamento nunca é fácil. Você sente como se tivessem arrancado uma parte sua, deixando um vazio enorme e fica em pânico ao imaginar que, a partir de agora, está sozinha.

Não importa se a sua relação durou três meses ou dez anos, você viveu momentos importantes com a outra pessoa e deixar tudo isso para trás é um processo doloroso. E então surge a pergunta: como superar o fim de um relacionamento?

Todas nós sabemos o que é esse sentimento porque a maioria das mulheres já passou por isso. E posso te afirmar que é possível transformar essa etapa dolorosa em uma fase maravilhosa da sua vida, priorizando sua evolução e desenvolvimento pessoal.

No texto de hoje, eu trouxe 15 dicas de como superar o fim de um relacionamento que irão te ajudar a passar por esse momento tão difícil. Nascimento, crescimento e morte.

Compreender um pouco a psicologia do que sentimos e pensamos durante esse período pode nos ajudar a passar pela fase de solidão com melhores perspectivas.

Ver também: Passo a passo para esquecer um amor não correspondido

Dicas de como superar o fim de um relacionamento

1- Aceite suas emoções

Todo processo de luto compreende várias fases e é determinado por fatores particulares: se você terminou, se foi abandonada, se foi de mútuo acordo, quanto tempo estavam juntos, etc.

Porém, não importa como foi o término, uma coisa é certa: nas próximas semanas você irá parecer um liquidificador emocional, sem muito controle

2 – Chore

Grite, deixe sua dor sair para fora e chore até que não tenha mais lágrimas para secar. Um término é um processo de dor. Essa é só mais uma etapa que te ajudará a seguir adiante e enfrentar os próximos passos.

É importante que você se permita sentir. Fazer esforço para estar bem não te permite processar o que está vivendo e resulta em desgaste emocional desnecessário.

3 – Cuide de você mesma

Coma bem, durma bem e faça exercícios. Lembre-se que o sofrimento não vai fazer o tempo passar mais rápido. Se você descuida do seu físico, o mal estar em relação ao seu corpo se juntará ao seu psicológico abalado, afetando de forma negativa sua autoestima.

4 – Procure apoio emocional com as pessoas mais próximas

Muitas vezes, nossos relacionamentos nos afastam de amigos e parente com quem antes tínhamos uma boa relação. Recuperar e fortalecer esses laços podem te ajudar a formar uma rede de apoio emocional para que não atravesse esse período sozinha. Procure alguém para desabafar suas emoções.

5 – Não tenha medo de buscar ajuda profissional

Se você não puder contar a rede de apoio descrita no item anterior, pode acontecer de você se isolar e acabar com uma depressão.

Se você não consegue confiar nas pessoas que estão ao seu redor, procure algum tipo de terapia que te permita ver a sua situação sob um outro ponto de vista. Você não precisa atravessar essa fase sozinha.

6- Faça mudanças na sua vida

É um bom momento para fazer mudanças na sua imagem e também do lugar onde você vive. Conheça gente nova, leia, escreva, viaje (mesmo que for sozinha), faça um curso, descubra novos hobbies. Sabe aquele projeto que você está adiando? Comece agora! Expanda seus horizontes! Esse é o melhor momento!

7- Lembre-se das coisas boas do seu relacionamento

Provavelmente, este é um conselho que sua mão te daria… porque é certo. Depois do término você está em posição de avaliar o tempo que passou com o ex-parceiro e descobrir o que os dois aprenderam um com o outro.

Ele formou parte da sua vida, provavelmente da sua família também e vocês dois devem ter compartilhado inúmeros momentos. Nem tudo pode ter sido tão mal, senão, não doeria tanto.

8 – Se distancie das redes sociais

Pelo menos temporariamente. Através delas, você pode obter certo nível de informação e, provavelmente, sua imaginação irá preencher as lacunas de maneira cruel e dolorosa. Melhor manter distância dessas fontes de informação se quiser superar o fim do relacionamento e esquecer do seu ex.

9 – Faça uma limpeza em casa

Se livre dos objetos que lembrem o seu ex-parceiro. Caso queira conservar alguma coisa, guarde em algum lugar longe do seu alcance, até que você tenha superado o término. Isso te fará pensar menos na ausência dele.

10 – Evite o contato com seu ex

Ainda que pareça difícil reduza ao máximo as possibilidades de ter contato com seu ex. A comunicação (que também inclui as redes sociais) intensificará o mal-estar e fará com que seja mais difícil superar essa relação.

11 – Escute músicas alegres

Evite as músicas melancólicas ou as que te lembram o seu ex-parceiro. Tente escutar as músicas alegres, que tragam boas sensações e que te façam sorrir. Isso te ajudará a manter uma atitude mais otimista.

12 – Seja ativa

Não importa se é cortando madeira, dando volta com o seu carro ou trabalhando no seu jardim. O importante é se manter ativa.

Comece algum tipo de atividade ou faça uma caminhada depois de acordar. Praticar atividades ao ar livre ajudará a despertar sua mente.

13 – Faça coisas que te deixem feliz

Às vezes, em um relacionamento, deixamos de fazer algumas coisas que gostamos para agradar o parceiro. Aproveite esse momento para fazer alguma atividade que vai melhorar o seu humor.

14 – Aprenda com seus erros

As separações servem de lição e nos ajudam a melhorar como pessoas. Em muitos casos é bom refletir sobre nossos próprios erros para não repeti-los no futuro e nos assegurar que a próxima relação seja melhor que a anterior.

15 – Pense em você

O que você irá fazer agora? Como você gostaria de viver sua vida de agora em diante. Comece a trabalhar para isso. Veja o que é necessário para alcançar os seus objetivos e comece o mais cedo possível.

Você tem a oportunidade de realizar novos sonhos e conquistar as coisas que você considera importantes para a sua vida. Foque na sua vida a partir de agora, coloque-se em primeiro lugar e siga em frente sem olhar para o que ficou para trás!