Os 10 mandamentos do fim do relacionamento

Todo fim de relacionamento é bem complicado. Há alguns passos que devem ser tomados para poder se desapegar daquele ex e poder seguir em frente com a sua vida. Pois é, o relacionamento acabou e é muito difícil deixar as lembranças de lado, tanto as felizes quanto as tristes.

Mesmo que esteja sendo difícil de superar, sempre tem como melhorar os ânimos e deixar o passado realmente no passado. Para isso, siga os 10 mandamentos do fim do relacionamento e permita ser livre do passado novamente.

Ver também: Dicas para terminar namoro com elegância

1 – Não guardarás rancor

Rancor é um sentimento que é muito mais prejudicial para quem guarda do que para o objeto desse sentimento. Toda vez que você pensar no seu ex, e tiver um ataque de raiva, quem se prejudica é você. Lembranças negativas e sentimento de vingança só irão te fazer mal e isso até para o seu corpo.

É cientificamente comprovado que sentimentos negativos como rancor e raiva podem causar sérios problemas de saúde, como infartos fulminantes. Pessoas que se irritam com maior frequência tem três vezes mais chances de sofrer um infarto.

Esse sentimento todo, essa raiva e esse rancor descarregam adrenalina no sangue, o que faz com que os batimentos do coração acelerem, prejudicando os sistemas nervosos e imunológico. É bem comum que após passarem por um alto nível de estresse, pessoas tenham problemas de pele, como reações alérgicas.

2 – Tentarás não lembrar do ex

Sei que o relacionamento pode ter tido muitos momentos lindos, mas acabou. Não importa o motivo que seja que fez vocês terminarem, acabou e não vale a pena ficar remoendo e pensando nos motivos que fizeram vocês terminar, não vale a pena nem pensar nos momentos bons de vocês dois. Pensar nisso só te fará sofrer mais ainda.

Tente se distrair com outras atividades para sair da rotina e não vá em lugares que vocês costumavam ir juntos. Se não tiver vontade de se desfazer de fotos ou presentes, guarde-os e não fique revendo eles. Com o tempo, você conseguirá esquecer tudo isso e vai poder seguir em frente.

3 – Buscarás paz interior

Vá atrás de atividades relaxantes como ler, caminhar, sair com as amigas, ir ao cinema, preparar um jantar para amigos. São programas legais para não pensar na solidão e ficar sofrendo com o fim. Se estiver sendo muito doloroso e sofrido, você pode pensar em procurar a ajuda de um terapeuta ou um psicólogo.

Cante no chuveiro, abrace seus amigos, pais, familiares. Viva tranquilamente, sendo honesta e sem nada a esconder. Medite, faça exercícios, uma dieta balanceada. Opções e novos interesses que você pode adquirir na vida tem de montão.

Mude o corte de cabelo, pinte. Mude as roupas do guarda-roupa, qualquer coisa que faça com que você se sinta melhor. Basta você se concentrar em alguma atividade que não envolva chorar presa dentro do quarto. O mundo está aí inteirinho a sua disposição, esperando que você o viva na maior plenitude.

4 – Não mentirás

Sei que com a raiva e o rancor, umas das primeiras coisas que vem em mente é sair contando todas as coisas ruins do parceiro, mas isso não é nem um pouco maduro e ainda pode te trazer mais problemas.

Encontre uma amiga de confiança e tente desabafar com ela depois do término. Botou para fora? Assunto encerrado, então. Tente não comentar com amigos ou no trabalho. Pense em como você se sentiria caso o seu ex fizesse o mesmo com você.

5 – Não brigarás por dinheiro

Num casal que já tenha filhos ou possua algum tipo de bem compartilhado, a separação trará discussões sobre pensão ou divisão de bens. Pode se discutir sobre isso, mas tente não brigar por isso. Uma coisa a menos da relação com ele que você levar é um motivo a menos para lembrar dele.

6 – Não substituirás uma velha paixão por uma nova

Sei que as vezes você só quer encontrar alguém para mostrar que já superou. Muitas vezes o que acaba acontecendo é que você magoa alguém que poderia realmente querer algo futuramente com você, enquanto você só está com essa pessoa por estar sentindo saudade do ex.

7 – Não te culparás pelo fim

Por mais que o fim tenha acontecido por algo que você tenha feito, saiba que relacionamentos terminam por uma série de motivos. A responsabilidade do fim não é toda sua. Um relacionamento é construído por duas pessoas, então não se culpe excessivamente.

8 – Colocarás a dor para fora

Não tente fingir que não se importa e que não está sofrendo. Aproveita sim para chorar e sofrer, colocar todos os sentimentos para fora. Tente conversar com pessoas sobre o fim do relacionamento, tire esses sentimentos ruins de você.

Mas saiba também que uma hora ou outra você terá que superar isso. Como já foi dito, muitas vezes procurar um terapeuta pode ser muito útil, pois ele saberá o que te dizer para suprimir essa dor.

9 – Não potencializarás a dor

Já conseguiu falar bastante sobre o que está sentindo? Está sofrendo? Mas uma hora isso tem que passar. Não ache que sua vida acabou por causa do fim do relacionamento e nem que preferia morrer do que estar sem ele.

É difícil superar, é sim! E sua vida está apenas recomeçando, você certamente encontrará pessoas novas e pessoas melhores, poderá ter a chance de amar novamente e ter um relacionamento ainda melhor.

10 –Aprenderás com o término

Parece que não há nada de bom em terminar um relacionamento, mas na verdade é um ótimo aprendizado. Com isso você poderá analisar os erros que cometeu, onde acertou.

Se conhecer melhor quando está se relacionando com outra pessoa, reconhecer seus defeitos e suas qualidades, buscar melhorar para futuros relacionamentos e saber o que você realmente gosta ou não gosta. Melhor do que isso, esse é um momento que você deve se valorizar. Pensa na mulher maravilhosa que você já é e pense no quanto você pode melhorar agora que já passou por mais um relacionamento.