Plano de caminhada completo

Plano de caminhada completo
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Ele é bem comum, geralmente muitas pessoas costumam começar por ele para conseguir driblar o peso, para conseguir emagrecer e ficar menos ociosas.

Saiba aqui que o treino de caminhada que serve para emagrecer e também ajuda e muito a queimar gordura e também é capaz de fazer perder em torno de 1 a 1,5 kg por semana, pois ele é capaz de alternar entre caminhada que pode ser lenta, mas também pode sim ser rápida, dessa forma ajudando o seu corpo a gastar ainda mais calorias.

Saiba que, no entanto, é muito importante que você possa seguir o seu plano corretamente somente dessa forma dará para o treino funcionar e também te trazer os melhores resultados.

Ver também: Por que é importante praticar exercícios físicos?

Lembre-se, porém, que antes e também logo após o treino, é muito importante que você venha alongar o seu corpo, e foque principalmente nas suas pernas durante cerca 5 a 10 minutos, saiba que isso serve para preparar e também serve para aquecer o seu corpo para a caminhada.

Entenda também que além disso, durante o seu treino o ideal é que você venha beber no mínimo meio litro de água isso deve ser por hora afinal ele servirá ainda para repor a quantidade de líquidos e a quantidade de sais minerais que se perde pelo suor. Antes de tudo você precisa saber algumas informações para começar a se exercitar.

CUIDADOS BÁSICOS NA PRÁTICA DE QUALQUER ATIVIDADE FISICA

Consulte seu médico: Saiba que consultar um médico principalmente antes de iniciar uma atividade física é sempre um cuidado obrigatório para qualquer pessoa independente de quem for.

Claro que principalmente se houver fatores de risco associados, tais como a hipertensão ou até mesmo o diabetes. Saiba que a atividade física deve sim ser preferencialmente supervisionada por um educador físico, esse que é o profissional apto a definir intensidade, a duração e até mesmo o tipo de exercício físico, dessa forma tornando-o mais eficiente e também ainda mais seguro.

Mas saiba que nos casos em que não for viável o acompanhamento desse profissional, é importante que você saiba que a atividade física não deve ser evitada, mas sim deve ser realizada de acordo com a recomendação médica.

Não se esqueça de fazer o aquecimento: entenda que exercícios preparatórios são muito importantes principalmente para a comunicação do seu sistema muscular também com o seu sistema nervoso e, saiba que por isso, o seu rendimento fisiológico de pessoa melhora muito.

Entenda ainda que o aquecimento eleva ainda a temperatura corporal e também aumenta a sua frequência cardíaca, saiba que dessa forma, mais sangue é bombeado, dessa maneira levando nutrientes e também oxigênio para os seus músculos.

Além disso, é importante que você saiba que durante o seu aquecimento é que ocorre um aumento da frequência respiratória, o que também é muito importante para o bom rendimento.

Escolha o melhor lugar: saiba que quando você opta por exemplo por caminhadas ao ar livre, deve entender que o ideal é sempre procurar por terrenos que sejam livres de obstáculos e também de buracos, além de serem planos.

Entenda que esse cuidado tornará a sua caminhada ainda mais leve, e é ideal principalmente para quem está começando a praticar um exercício físico. Saiba que com a progressão na caminhada é sim bem possível mudar o estímulo, dessa forma alternando entre terrenos planos e também em pequenas subidas.

Intensidade gradual: saiba que para definir a intensidade do seu treino deve ser analisado o condicionamento físico individual, por isso, saiba que o ideal é sempre procurar um médico e também um educador físico bem antes de começar a se exercitar.

Saiba também que de uma maneira geral, deve sempre começar com um ritmo bem confortável e logo depois deve evoluir ainda mais de acordo com o ganho de condicionamento físico.

PLANO DE CAMINHADA

Segunda-feira: saiba que deve começar com 20 min de caminhada lenta + também 15 min de caminhada essa que deve ser moderada + 15 min de caminhada bem lenta, para se recuperar.

Terça-feira: comece com 10 min de caminhada lenta + depois vá para 25 min e fique alternando entre 1 min de caminhada moderada e logo depois 4 min de caminhada mais rápida + para finalizar faça 5 min de caminhada lenta.

Quarta-feira: esse será o dia do descanso!

Quinta-feira: aqui você começa novamente com 20 min de caminhada lenta + depois aplique 15 min de caminhada moderada + e por fim faça 15 min de caminhada mais lenta.

Sexta-feira: na sexta o pique diminui um pouco comece com 10 min de caminhada lenta + depois passe para 20 min de caminhada moderada + e para finalizar a sexta fique 20 min de caminhada rápida.

Sábado: Sábado é mais tranquilo comece com 5 min de caminhada lenta + depois aplique 5 min de caminhada moderada + para finalizar vá de 25 min de caminhada rápida + 5 min de caminhada lenta que servirá para tirar o ritmo frenético.

Domingo: domingo é dia de DESCANSO, nada de caminhar procure sempre tirar um dia para descansar e fazer a diferença. Saiba que se divertir vai te ajudar e muito na prática de seus exercícios físicos.

LEMBRE-SE

Com relação ao tempo e frequência: aqui é importante que você entenda que as primeiras semanas de exercício físico são sempre um período de adaptação do seu corpo à atividade física, por isso, a recomendação é sempre iniciar com 20 minutos, em torno de três vezes por semana.

Já na segunda semana, saiba que você pode se exercitar por 20 minutos em torno de quatro vezes por semana e logo na terceira semana deve aumentar o seu treino de cada sessão em torno de 10 minutos.

Com relação a quarta semana saiba que deve cumprir em torno de trinta minutos e em média cinco dias na semana. Entenda ainda que nesse momento você estará cumprindo os 150 minutos de atividade moderada que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde!

Atenção: saiba que até mesmo os exercícios aeróbicos esses precisam de um tempo de descanso entre eles. Para isso espere pelo menos 24 horas e caso sinta dores, deve esperar até que elas passem ou até mesmo faça uma caminhada leve nesse dia. Saiba que caso a dor persista, saiba que deve procurar um médico

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