SEU MARIDO ESTÁ DOENTE. VOCÊ SABE O QUE VOCÊ PRECISA? (TÉCNICA MATADORA)

SEU MARIDO ESTÁ DOENTE. VOCÊ SABE O QUE VOCÊ PRECISA? (TÉCNICA MATADORA)
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Seu parceiro está doente. Você sabe o que você precisa?

Uma das situações mais difíceis que um casal deve enfrentar é a doença de um de seus membros. Sentir que seu “companheiro de viagem” ficou doente, temer pelos sonhos que ainda precisam ser cumpridos, viver em constante confusão … não é fácil para nenhum deles; e, em muitos casos, testa os fundamentos do relacionamento.

Portanto, é importante ter clareza sobre os limites da ajuda e do apoio emocional que você, como casal, pode oferecer.

Como isso afeta o relacionamento?

Para entendê-lo, devemos partir do fato de que um relacionamento é, em muitos casos, uma ‘dramatização’. Ou seja, cada membro tem um papel no casal: o ouvinte, que reclama mais, o que muitas vezes tomam decisões … Enfim, o que quer que você esteja esses papéis, há sempre um que compartilhamos, a de ‘parceiro do outro’, que é o que pode ser visto mais impactado.

Quando o casal fica doente, é provável que o membro saudável mude muitos comportamentos do “papel de um casal” para adotar um “papel maternal / paterno”, entrando na superproteção do outro. O casal como a pessoa que ama, para tratá-lo como uma criança ou doente que ele sente estar constantemente pendente, e que tem medo de colocar limites como tem feito até agora (ficar bravo se não gostar de algo) Por sua vez, em alguns casos, o membro doente adota um “papel doente”, constantemente buscando o apoio do casal, às vezes sendo capaz de adotar uma postura egoísta.

Carga do zelador

A tudo isso se junta a mudança de rotinas no casal: eventos sociais, planos, projetos futuros …, são frequentemente afetados pela doença de um dos membros. Não é de admirar que tudo isso faz com que o membro saudável sentir fisicamente exausto e emocionalmente, sendo a síndrome possível ‘sobrecarga do cuidador’ entendida pelo conjunto de problemas físicos, mentais e sócio-econômicos que afetam cuidadores de doentes crónicos e que pode ter um impacto negativo em suas atividades de lazer, relações sociais, amizades, intimidade, liberdade e equilíbrio pessoal.

Como ajudar

Há muitos casais que saem mais fortalecidos após uma doença. Para isso, é importante que você não se canse e siga estas recomendações:

Se você quiser ajudar alguém, você deve cuidar de si mesmo. Isso não significa que você só deve cuidar de si mesmo fisicamente, mas também emocionalmente. Para fazer isso, na medida do possível, não deixe seus hobbies ou seu trabalho de lado. Passe tempo com você e seus amigos cujo apoio você deve aproveitar em situações tão estressantes.

Trate seu parceiro como você a tratou até agora e não como uma criança. Você pode ser flexível e se adaptar às consequências da doença, mas não o trata como se estivesse mais doente do que realmente é.

Compartilhe com ele os sentimentos relacionados à situação que você está vivendo. Ouça e entenda suas demandas, mas ao mesmo tempo expresse sua frustração.

Não tome nada como garantido e pergunte o que ele precisa. Dessa forma, você fará com que seu parceiro assuma um papel ativo no tratamento de sua doença e não se esgotará mais do que o necessário.

Não se envergonhe ou se sinta frustrado se não puder mais fazê-lo. É muito normal que você precise de ajuda externa que lhe permita enfrentar essa situação.

Primeiros socorros para membros do casal doente

Primeiros socorros para membro dos casais doentes. Não é tão difícil como parece.Toda vez que você tenta analisar seu relacionamento, você encontra um desequilíbrio que o sobrecarrega?

Se cada vez as risadas são menores; se os anos aumentam, mas os detalhes diminuem; se a diversão fosse em uma viagem e não voltasse; Se as reprovações são indispensáveis ​​em qualquer conversa ou se você acha que a rotina terminou com a capacidade de surpreender, então você precisa de um kit de primeiros socorros para aliviar o que é conhecido como a síndrome do par doente.

O primeiro: tempo.

Dedique pelo menos um dia por semana exclusivamente ao seu parceiro. Planeje uma atividade criativa e diferente para compartilhar esse dia. Por que não ir jogar futebol, sair da cidade para almoçar, ir ao cinema, sentar em uma tarde ensolarada para beber sua bebida favorita, ir até a Angra dos Reis … dedicar um dia para o seu parceiro não vai fazer perder seu tempo, sair para comprar roupas infantis ou sair pra exatamente bater perna na rua, é encontrar tempo para relaxar.

O segundo: atenção.

Ouvir não é o mesmo que ouvir sobre isso quando seu parceiro lhe disser algo sobre seu trabalho ou sobre seus interesses puramente pessoais, concentre-se em ouvi-los. Não julgue ou critique, apenas ouça. Às vezes você nem sequer deixa a sentença terminar e você já está reprovando suas ações e a única coisa que você pode fazer é interromper a comunicação

O terceiro: bom humor.

Nada melhor do que estar ao lado de uma pessoa que te faz rir, que te enche de felicidade e motivação. Então, por que não ser aquela mulher que anima a vida do seu parceiro com um sorriso ou um bom momento? Com isso você não só reduzirá um pouco o mau humor que às vezes inunda os relacionamentos, mas também, você mostrará ao seu parceiro que você não é aquela mulher mal-humorada e às vezes dura que ultimamente vê.

Lembre-se que para lutar você precisa de dois e se um dos dois estiver calmo e feliz, você pode transmitir essas mesmas energias para diminuir o temperamento do outro.

O quarto: ternura

Uma palavra gentil, uma carícia gentil, um pequeno elogio ou um pequeno detalhe podem fazer o outro baixar a guarda e relaxar diante da situação em que estão vivendo. Use a tecnologia a seu favor para enviar uma bela mensagem de texto, um email curto ou um beijo ou um emoticon em forma de flor. Se você acha que não tem nada de bom para dizer, então não diga, mas tente manifestar seu amor e sua intenção de melhorar com detalhes simples.

O quinto: tolerância:

É claro que nem tudo pode ser perfeito e que se você está passando por essa situação é porque precisamente toda vez que tudo é pior do que bem. Para ter uma outra perspectiva sobre as coisas e dar menos importância ao que te incomoda, você deve aprender a lidar com as coisas que te desagradam.

Compense os “detalhes” que você não pode apoiar do seu parceiro procurando os aspectos que você gosta sobre o comportamento deles. Desta forma, você começará a vê-lo novamente como uma pessoa com quem você gosta de sair e compartilhar.

Por outro lado, é importante que você expresse o que sente, mas com delicadeza, e sugira alternativas para mudar as atitudes que os afetam. Uma boa opção é não desqualificar o que o outro faz, mas, em vez disso, entender por que você escolheu fazê-lo e falar sobre o que pensa sem assumir o papel do promotor.

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