Veja os principais desafios do emagrecimento na faixa dos 30 

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Muitas pessoas que lutam contra a balança, já culparam o seu metabolismo lento demais e por isso não conseguem emagrecer. Principalmente aquelas que já passaram dos 30. Quando se chega nessa fase da vida, o metabolismo fica mais lento e é preciso ter o cuidado em dobro, praticando exercícios e buscando uma dieta mais balanceada.

Realmente existem pessoas que queimam calorias em um ritmo bem mais rápido que as outras. Entenda porquê isso acontece e como é possível acelerar o seu metabolismo para conseguir eliminar mais calorias e chegar na sua boa forma.

Ver também: 7 Passos Para Reduzir o Percentual de Gordura

O que é metabolismo?

O metabolismo é um conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Ele produz energia suficiente para que você consiga funcionar.

Resumidamente, o metabolismo é a taxa que o nosso corpo queima as calorias para conseguir se manter vivo. O metabolismo dividi-se em anabolismo, que é um conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores.  E o catabolismo onde as reações degradam as substâncias em componentes menores.

O metabolismo é influenciado por vários fatores, como a genética, idade, altura, peso, sexo, temperatura ambiente, prática de exercícios e dieta. Desse jeito, há pessoas que vão depender desses fatores, gastando mais ou menos energia que as outras. Por isso, existem pessoas magras que conseguem comer de tudo e não engordam nunca, enquanto há pessoas que estão sempre lutando para conseguir perder peso.

Fatores que afetam o metabolismo

Em torno de 80% da taxa metabólica vai depender da genética e os outros percentuais vão depender dos fatores que serão listados abaixo. Não é possível mudar a genética, mas é possível aumentar o seu metabolismo, tendo noção dos seguintes fatores:

1 – Tecido muscular: quanto mais músculos você tem, o seu gasto calórico vai ser mais rápido e maior, não importando o seu nível de atividade, sua idade, etc. Os músculos são tecidos vivos e vão trabalhar para você, conseguindo queimar calorias 24 horas por dia.

2 – Alimentação: muito açúcar, ainda mais depois da refeição, é preciso ser evitado, já que a geistão de proteínas e gordura fica prejudicada.

O açúcar vai ser digerido mais rápido e a digestão dos outros alimentos vai ser atrasada, enganando o cérebro que vai achar que está com mais fome em menos tempo. Isso vale também para as farinhas de trigo branca refinadas, como a presente em pães, bolos e massas.

Os alimentos gordurosos devem ser controlados, mas não é necessário reduzir completamente, já que não tendo esses nutrientes no corpo vai iniciar a produção de alguns hormônios que vai diminuir o seu metabolismo. Tente fazer refeições gordurosas que fazem bem para a saúde, vindo de nozes, castanhas e azeite de oliva.

3 – Frequência das refeições: saber o tempo entre uma refeição e outra é bem importante. Quanto mais tempo, mais lento o seu metabolismo será, pois ele vai diminuir para que a energia seja poupada. Quando se pula uma refeição, passando muito tempo sem comer, o seu corpo vai buscar energia que ele precisa consumindo o seu próprio tecido muscular.

4 – Atividade física: tente praticar atividade física, fazendo exercícios aeróbico e ginástica localizada. A musculação acelera o metabolismo também. Um exercícios regular vai ajudar a transformar a glicose e gordura em energia, sem precisar produzir o hormônio insulina que ajuda a engordar.

A atividade física tem que ser regular para que o metabolismo continue, ajustando a alimentação para que o gasto calórico seja adequado.

5 – Água: Esse líquido é muito importante para transportar os hormônios, vitaminas e minerais, ajudando o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. Não consumir água vai diminuir o metabolismo. Busque tomar pelo menos 8-10 copos por dia.

6 – Sexo: o metabolismo masculino é mais rápido que o do feminino, pois os homens tem mais massa muscular e menos de gordura que as mulheres. É importante que as mulheres não deixem de praticar atividades físicas que apoiem o desenvolvimento de massa muscular.

7 – Idade: depois dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, mas isso pode ser porque as pessoas acabam ficando mais sedentária e a massa muscular vai sendo perdida. É importante então que tenha um controle alimentar e a prática de atividade física seja regular.

8 – Temperatura ambiente: em dias mais frios, o seu corpo vai consumir mais energia para conseguir ficar aquecido.

Acelere o seu metabolismo

Para ter o metabolismo acelerado, tente fracionar as suas refeições em 5 ou 6 ao dia. O seu organismo vai trabalhar mais vezes para conseguir processar cada refeição.

Tente comer devagar, mastigando bastante os alimentos e reduzindo o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Os alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas, verduras, grãos integrais, vão levar mais tempo para que eles sejam digeridos, acelerando o metabolismo.

Praticar exercícios físicos, ainda mais os aeróbicos, como caminhada, natação, esteira, ciclismo, bicicleta, vão ajudar muito. A taxa do metabolismo vai aumentar 25% durante 12 a 15 horas depois dos exercícios aeróbicos intensos.

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Mas vai ser preciso tomar por muito tempo? A recomendação é que seja tomado por pelo menos 3 meses para que os melhores resultados sejam alcançados. A dose diária deve ser de 2 cápsulas da fórmula Day e 2 cápsulas da fórmula Night, preferencialmente antes das refeições.

E os efeitos colaterais? Então, ele não possui nenhum e pode ser usado por qualquer pessoa. Não esquecendo que mulheres gestantes, crianças ou pessoas enfermas que fazem uso de medicamento contínuo, devem consultar um médico antes de começar a usar.

AlfaCaps realmente funciona?

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