Você quer emagrecer? Diminua o exercício aeróbico e puxe mais pesos

Você quer emagrecer? Diminua o exercício aeróbico e puxe mais pesos
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Hoje eu quero dar uma explicação um pouco mais extensa de porquê penso que os pesos, musculação são muito mais eficazes para perder peso do que o exercício aeróbico.

Toda vez que eu afirmo isso em qualquer ambiente em que eu possa me relacionar, as pessoas olham para mim com um gesto estranho e pensam que não tenho ideia do que estou falando, mas a experiência me diz que com esse exercício perdi muito peso, e isso sem quase fazer aeróbica.

O segredo ou o truque é que estamos acostumados a avaliar as calorias que podem ser queimadas com um e outro exercício em um certo tempo, mas não pensamos nos efeitos que esse esporte pode ter em nosso corpo nas horas, e mesmo nos dias, que eles podem depois passar.

Ver também: 8 exercícios para emagrecer: aprenda já

Vou tentar ser o mais claro possível para que todos entendam essa afirmação que faço. Se você tiver tempo, eu recomendo que você leia devagar para assimilar os conceitos bem e talvez assim você mude sua maneira de pensar.

Analisando o exercício aeróbico típico

Em primeiro lugar, vamos imaginar um caso de uma pessoa que fará exercício aeróbio. Suponha que essa pessoa saia por uma hora para correr. Naquela hora vamos supor que você queima 500 calorias. O que acontece depois?

Essa pessoa chega em casa, toma banho, come algo, fica no sofá… e, enquanto isso, seu corpo continua a queimar calorias quase no mesmo ritmo que quando ele estava correndo, pois ele está “alterado” e seu metabolismo está cheio.

Como é lógico, esta queima de calorias está diminuindo para permanecer em um ritmo “normal”, mas até que isso aconteça pode passar algumas horas.

Deve-se dizer que, a cada hora que passa, o metabolismo está diminuindo, mas o que você precisa ficar com a ideia de que o corpo continua a queimar gordura mesmo após o exercício terminar, fazendo com que as calorias totais sejam consumidas bem acima dos 500 que dissemos anteriormente.

No caso de exercícios de musculação

No caso do exercício anaeróbico, como no caso dos pesos, esse efeito de queima de calorias extras é prolongado muito mais ao longo do tempo, mas também o efeito é duplo. Eu explico melhor.

Vamos assumir que essa pessoa, há mais um dia, pesa 1 hora. Como você sabe, se você for a academia para fazer musculação e você é 1 hora, na verdade muito daquele tempo que você está descansando, já que você não pode fazer repetições sem parar.

Essa pessoa durante essa hora queima 200 calorias, muito menos do que ele queima quando ele correu. Agora, no caso do exercício aeróbico, o metabolismo aceleraria por algumas horas, mas neste caso, o metabolismo acelera por muitos dias.

É provável que uma pessoa que treine com pesos em uma segunda-feira, tenha seu metabolismo acelerado até o dia seguinte ele vai treinar (uma quarta-feira por exemplo). Imagine a situação e tenha em conta.

Seu corpo estará queimando mais calorias por cada hora que passa, e estamos falando de 48 horas. Você entende porque eu afirmo que usar pesos ajuda mais a perder peso do que o exercício aeróbio?

Por que esse efeito ocorre?

Se você for correr, é claro que você vai usar os músculos de suas pernas muito, mas não é um exercício voltado para o desenvolvimento muscular.

Quando você executa pesos, seu corpo entra em um tipo de estado de choque, já que é um exercício voltado para o desenvolvimento muscular e para colocar os músculos no limite em um período de tempo muito curto.

Desta forma, durante as seguintes horas (ou dias), seu corpo usará todos os alimentos que você come e vai colocar muito esforço para regenerar todo esse tecido que você “estressou” e, para isso, você terá que trabalhar muito, e isso significa que você usará energia (o que é o mesmo que dizer que você “queima calorias”) para fazer esse trabalho. É um trabalho muito mais caro e exaustivo do que regenerar o músculo das pernas de uma pessoa que deixou correr.

Por que você diz que o efeito é o dobro?

Para todo este procedimento, devemos adicionar outro benefício que, embora seja verdade, você não perceberá no curto prazo, você fará isso por muito tempo.

À medida que os meses passam e todos esses ciclos de regeneração são repetidos, você crescerá muscularmente falando, e todo esse novo tecido (que é “vivo”) precisará de energia, então você vai queimar muitas mais calorias naturalmente e sem você ter que não faça mais nada

Por falar em números, se antes de você precisar de 2000 calorias por dia para manter seu peso, talvez depois de um ano você precisa de 2500 (esses números são inventados, mas eu só queria dar um exemplo para entender melhor).

Isso significa que eu não preciso fazer aeróbica?

Bem, a resposta correta seria entre eles e não. No meu ponto de vista, é 100% necessário fazer aeróbica para perder peso? Não. Você me recomenda fazer exercícios aeróbicos? Sem dúvida, sim.

Se você for fazer cardio, tente fazê-lo depois dos pesos. O que eu queria explicar neste artigo é que devemos perder o medo da sala de musculação, porque é a melhor maneira de perder toda a gordura que sobrou e isso está nos prejudicando. Com exercícios aeróbicos trabalhamos na musculatura, coração, circulação sanguínea, etc. É essencial estar apto e se sentir bem.

Com a passagem dos meses, notaremos que duramos muito mais sem se afogar e, por sua vez, ao melhorar nossa resistência, melhoraremos a capacidade de construir pesos, criando um círculo vicioso que se alimenta de si mesmo e cujo propósito é claro : perder todo o peso Isso nos supera com um estilo de vida saudável e ativo, sem passar fome e adquirir alguns hobbies (esportes) que nos farão viver com mais qualidade e duradoura.

Você ainda está hesitando em se inscrever na academia? Eu acho que é isso que você deve fazer agora mesmo.

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